Nelson balthazar, pioneiro da comunicação, começou no rádio e se consagrou na televisão, ajudou a pôr no ar as antigas Tv Tibagi de Apucarana, e a Cultura de Maringá, se recorda do sucesso das peças de radioteatro que encenava ao vivo, dos microfones cabeçudos e dos gravadores de rolo, numa época em que os programas radiofônicos dominavam a audiência.
Apresentador do telefornal da antiga Tv Tibagi, canal 11, de Apucarana, sua voz soava grave, demarcou um estilo que ficou na memória de uma geração.De uma família de nove irmãos, cinco mulheres e quatro homens, Nelson Balthazar, oriundo de Glicério, interior de São Paulo, chegou em Apucarana em 1.944, ano que surgiu o Município, sua primeira moradia foi na Vila Regina, aos 17 anos arrumou emprego no Banco Curytiba, que funcionava no Edifícil Reis, na Praça Manoel Ribas,embaixo a Agência bancária, em cima a antiga Rádio Difusora. Local movimentado, muitos ouvintes iam à emissora, Repórteres e Locutores subiam e desciam escadas, e o Nelson prestava atenção em tudo. Fez amizade fácil com o pessoal da rádio, em especial com Mário Vendramel, um belo dia o pessoal que ele conquistou com sua simpatia, o convidou para fazer um teste, pois achavam que a voz grave dele se adequava à locução, resultado, Nelson foi aprovado, e de lá o salto para o sucesso na televisão foi gigantesco. Dono de uma Voz impecável nos telejornais ficou na memória dos telespectadores, aglomerando um número incondicional de fãs.Hoje com 85 anos, gozando de boa saúde, Nelson Balthazar, mora em chácara, onde desfruta da natureza, com pássaros e plantas floridas, fica nosso abraço e nosso carinho e nosso respeito à este ícone da comunicação, em uma época onde era tudo precário e sem alternativas, a inteligência humana e a vontade de fazer comunicação sobresaía.
Apucarana agradece todo este talento de Nelson Balthazar que por muitos anos, elevou o nome de nossa cidade para todo cenário nacional...gratidão
Repórter Ferreira Jr.
Gentileza. Donizete Oliveira