Na manhã desta segunda-feira (18), a prefeitura de Apucarana, em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME) e o Arranjo Produtivo Local (APL), lançaram o programa Bonetizando: de Apucarana para o mundo.
A cidade, que é polo industrial de confecções e ostenta o título de "Capital do Boné", também possui o selo de Cidade Educadora. Uniram forças para desenvolver o programa que valoriza a confecção Apucaranense e evidência a importância dessa atividade econômica para o crescimento da cidade por meio da educação.
Crianças do 3º ano vão conhecer a história do boné em Apucarana, realizarão visitas ao monumento do Boné e conhecerão a rotina das fábricas de bonés da cidade.
"Estamos inindo a melhor educação do Brasil, que é a educação Municipal de Apucarana, com esse aspecto tão importante da cidade de ser a maior Produtora de vestuário do Paraná e maior produtora de boné do Brasil. Queremos que nossas crianças conheçam esse mundo da produção de roupas, da produção de bonés", comemorou o Prefeito Junior da Femac.
Conforme a coordenadora do Bonetizando, o APL vem com várias ações integrando alunos da rede municipal para mostrar o trabalho de quse 25 mil moradores de Apucarana.
"É uma parceria de fato. A idealização nasceu no grupo de pessoas que um grupo do APL de boné e confecções têxteis de Apucarana. Levamos para o prefeito e para a AME, que abraçou o projeto com m uito gosto e percebeu a necessidade de integrar de fato os alunos nas indústrias e a indústria na educação da cidade. As crianças do 3º ano do fundamental vão visitar as empresas de confecção. O intuíto é despertar o orgulho deles em ter um familiar trabalhando como costureiro, serígrafo e depois despertar neles a vontade de fazer parte disso com orgulho", explicou Marcon
Ferreira Jr.