Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/b3aca10a03d418d625a8a60b256f3ab2.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/da9d410ffface9bc076d46665d5c16e3.png
Dirceu Borges, um nome a ser lembrado...
Novidades
Publicado em 19/03/2024

Um dos pioneiros de Apucarana, que teve grande destaque e deixou seu legado, e que merece todo nosso respeito, foi Dirceu Borges.

Ex-chefe da 15ª Ciretran, Circunscrição Regional de Trânsito, Dirceu Borges prestou serviço militar em Curitiba durante 5 anos no 15º batalhão de Infantaria, num período em que o mundo estava em conflito, na 2ª Guerra Mundial.

Logo após ter dado baixa no Exército, começou sua carreira dentro da Secretaria de Segurança, mais especificamente no Dentran-Pr, através de amigos que trabalhavam no trânsito, naquela época ainda inspetoria de veículos. Começou a trabalhar como funcionário extra numerário mensalista e logo foi nomeado.

Depois de nomeado  começou a trabalhar como guarda de trânsito, pois naquela época não existia pelotão de trânsito da Polícia Militar no Estado, em seguida fez carreira de fiscal e finalmente inspetor de trânsito, carreiras essas que já foram extintas. Nesta época, Dirceu Borges usava farda e devido sua auta competência foi transferido várias vezes para outras cidades e levar seu conhecimento dentro da área, até que definitivamente veio para Apucarana, no dia 07 de maio de 1951. Neste período, Apucarana tinha energia elétrica gerada por um "motorzinho" e exatamente à meia noite, tudo era desligado.

Dirceu Borges, dizia que a primeira placa de sinalização de Apucarana foi ele quem instalou, circulava pelas casas de comércio da cidade pedindo tintas, pincéis e madeiras para construir placas de sinalização do trânsito.

As placas ele conseguia das oficinas mecânicas que davam pedaços de latarias, praticamente  todo sistema viário da cidade que funcionou por muitos anos, ele ajudou a elaborar, apesar dos poucos recursos.

Dirceu Borges casaou-se em Apucarana com Eunice, mais carinhosamente chamada de "Dona Nice", no qual tiveram três filhos, Dirceu Borges Filho, Edson Borges e Paulo Borges, todos nascidos em Apucarana.

Com sua desenvoltura, carisma e um vasto círculo de amigos conquistados, Dirceu Borges ingressou na política como vereador, quando Apucarana era administrada por Jorge maia e consegui se eleger já na primeira disputa. Dando sequência em seu trabalho, já como vereador, não media esforços em estender as mãos,à aquelas pessoas que lhe procuravam, sua simpatia ganhou todo território Apucaranense, fazendo com que ele fosse reeleito por mais seis legislatura.

Dirceu Borges, depois de sofrer um leve AVC ( Acidente Vascular Cerebral ) e agravar o quadro de pneumonia, acabou falecendo no dia 28 de agosto de 2017, aos 94 anos de idade. Deixou para os Apucaranenses uma carreira brilhante, sendo exemplo para aqueles que o conheceram, sua imagem de homem trabalhador, gentil e alegre, ficou marcada e selada em nossa cidade.

 

Ferreira Junior

Comentários
Comentário enviado com sucesso!