Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/b3aca10a03d418d625a8a60b256f3ab2.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/da9d410ffface9bc076d46665d5c16e3.png
Nova faixa de pedestres dividem opiniões em Apucarana
Novidades
Publicado em 03/04/2024

As novas faixas de pedestres implantadas nos cruzamentos da Rua Ponta Grossa, em Apucarana, norte do Paraná, dividem opiniões na cidade. O novo modelo de sinalização horizontal de trânsito começou a ser implantado em março e a previsão é todos os cruzamentos da via recebam formato de faixa.

Para algumas pessoas a novidade é confusa pois, no meio do cruzamento as faixas se encontram, avançam pelas esquinas e terminam na rua lateral. "Aparentemente é bonito, mas achei confuso. Não entendi muito bem o propósito. E acho que se for para agente passar na diagonal, talvez não seja muito respeitado. Não sei se vai fazer muita diferença, acho que vai fazer mais confusão do que ajudar.", disse a estudante Kiria Souza de Oliveira Santos.

O autônomo Sidnei José de Oliveira também ficou confuso ao se deparar com a mudança pela primeira vez. "Nunca tinha visto desse jeito não. Acho que isso vai confundir, porque você não sabe por onde vai", comentou.

 

Para outras pessoas, entretanto, o modelo é inovador e ajuda os motoristas a prestarem atenção nos cuzamentos. "É uma inovação, acho que é útil. Ficou mais fácil para o pedestre e mais visível para o condutor que chega até o semáforo. não vejo confusão, é uma questão de costume, é só prestar atenção", disse o contador Luiz Francisco Beffa.

O engenheiro civil Ambrósio Maistrovcz definiu o modelo como "sui generis", expressão em latim que representa a idéia de originalidade e singularidade. "Ficou excelente e é isso que a gente precisa, uma cidade bonita e organizada", elogiou.

De acordo com o responsável pelo trânsito de Apucarana, Carlos Mendes, o modelo é autorizado pelo código de Trânsito Brasileiro e será implantado em todos os cruzamentos da Rua Ponta Grossa, como parte do projeto de remodelação da via.

"Essa faixa zebrada que está no manual de fiscalização de trânsito do Contran. Ela apenas foi dimensionada, o manual nos permite fazer isso que pode ter três metros no mínimo e é recomendado quatro em locais de grande trânsito para visibilidade maior. E é isso que fizemos aqui, uma faixa que chama atenção, mostrando para o condutor que esse território é do pedestre", afima Carlos Mendes.

Além de contribuir com a redução dos acidentes de trânsito, as faixas de pedestre complementam o visual da Rua Ponta Grossa que poderá ser o novo cartão postam da cidade. "Tivemos um desafio, porque a rua é um shopping a céu aberto e recebeu um projeto de remodelação com calçadas novas, iluminação e sinalização horizontal, e essa rua quando estiver totalmente pronta vai ser sem dúvidas o cartão postal de nossa cidade". afirma

Comentários
Comentário enviado com sucesso!