A Câmara Municipal de Apucarana, norte do Paraná, conta hoje com onze vereadores que buscam trabalhar com transparência, indicando projetos, fiscalizando o Executivo e pensando também no progresso da cidade.
Um dos vereadores que vem se destacando, pela dedicação, indicando projetos relevantes é o Tiago Cordeiro (MDB).
O vereador está em seu primeiro mandato, sendo o único eleito pelo seu partido nas eleições de 2020. Em sua primeira entrevista como vereador eleito, ele destacou, "tenho muitos projetos para serem discutidos e implementados para beneficiar os Apucaranenses.
O Projeto de Lei nº 26/2023, que denomina a Rua Dr. Osvaldo Cruz, como "Rua da Gastronomia" e classifica como "Ponto de Turismo Gastronômico" é de sua autoria. A Rua Dr. Osvaldo Cruz agrega uma rede de bares e restaurantes com culinárias diversas, a denominação como Rua gastronômica, visa incentivar ações que integram efetivamente a gastronomia da rua no roteiro turístico de Apucarana, fomentando, assim, o comércio, o turismo e a economia criativa em nossa cidade. A Rua Dr. Osvaldo Cruz naturalmente tornou-se uma via gastronômica, não só para diversão dos jovens, mas também para as famílias apucaranenses e de toda região, pois se tornou um atrativo.
Um outro projeto que chamou a atençao, foi o Projeto de Lei nº 131/2023, que dispõe sobre o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabidiol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.
Segundo o vereador, é direito do paciente receber gratuitamente do Poder Público medicamentos nacionais e/ou importados a base de cannabis medicinal que contenham em sua fómula a substância Canabidiol ou tetrahidrocanabidiol ou demais canabinoides da planta, prescrito por profissional médico acompanhado do respectivo laudo das razões da prescrição, nas unidades de sáude pública municipal no Município de Apucarana.
Para ser considerado um paciente ativo ao programa de fornecimento de medicamentos à base de Cannabis, o mesmo deverá estar escrito e frenquentando regularmente o serviço público prescritor de Cannabis, com acompanhamento ambulatorial ao mínimo semestral. A ausência do paciente por período superior à seis meses, desde que não justificada por motivos de sáude, implicará na suspenção do fornecimento do produto prescrito.
Tiago Cordeiro também fez um requerimento pedindo informações ao Ministério da Saúde, sobre a distribuição das vacinas contra dengue, que foram incorporadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI),para o Município de Apucarana.
Em seu requerimento, o vereador questionou qual o cronograma de distribuição das vacinas contra a dengue que foi incorporadas ao PNI para o nosso município; quais os critérios de priorização dos grupos populacionais que seriam vacinados; a quantidade de doses que seriam destinadas e previsão de entrega e quais seriam as medidas de acompanhamento e avaliação da efetividade e da segurança das vacinas contra a dengue que seriam aplicadas nos apucaranenses.
O vereador Tiago Cordeiro, além desses projetos, tem outros que são relevantes ao Município de Apucarana e requerimentos que ainda entrarão em pauta no Legislativo Municipal. Mesmo sendo seu primeiro mandato, o Jovem vereador caminha a passos largos para a reeleiçao deste ano que serão disputadas no dia 06 de outubro. O que o nosso país precisa é disto, jovens com capacidade e vontade de fazer sempre o que for melhor para a nossa Democracia.
Edição: ferreira Jr.