O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), em parceria com o Sistema Fecomércio Paraná e Prefeitura de Apucarana, abriram inscrições para casais interessados em se habilitar para o casamento civil coletivo gratuito, através do Programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão.
A cerimônia acontecerá no dia 11 de maio, às 16 horas, no Clube 28 de Janeiro, mas a inscrição deve ser feita até o dia 30 de abril junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Os casais interessados devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência, para tomar ciência da documentação exigida e efetivar inscrição com antecedência”, orienta o prefeito Júnior da Femac.
O Programa “Justiça no Bairro” é uma iniciativa de responsabilidade social idealizada e coordenada pela 1ª vice-presidente TJ-PR, desembargadora Joeci Machado Camargo. Além de uma feira de serviços gratuitos onde a pessoa consegue solucionar de forma rápida, em um só lugar, várias demandas com órgãos públicos, bem como questões ligadas ao Judiciário, o programa conta com o casamento civil coletivo. “Uma iniciativa de sensibilidade social que viabiliza uma cerimônia marcante para celebrar a união, o amor de casais por todo o Paraná. Em Apucarana, já tivemos o privilégio de realizar casamentos coletivos através do programa, sendo o último realizado no ano passado, com a celebração oficial de 82 uniões”, recorda o prefeito Júnior da Femac. Ele frisa que os casais já saem da cerimônia com a certidão de casamento em mãos.
Estatísticas - Em 2023, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, Apucarana registrou o maior número de casamentos dos últimos seis anos. Foram 616 uniões oficializadas na cidade no ano passado contra 535 em 2022, um aumento de 15%. O casamento civil coletivo do “Justiça no Bairro/Sesc Cidadão” é uma realização do TJPR, Sistema Fecomércio PR, Prefeitura de Apucarana, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Polícia Militar do Paraná, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e Ligga Telecom.
Documentos necessários para inscrição no casamento coletivo *
- Documento de Identidade: RG e CPF;
- Certidão de Nascimento/casamento/divórcio (atualizadas);
- Comprovante de residência dos noivos – original e atualizado (conta de luz ou água);
- Comprovante de renda de até um salário mínimo e meio por pessoa ou três salários mínimos por casal.
* As inscrições precisam ser realizadas antecipadamente para habilitação dos casais - até 30 de abril.
Para mais informações, consulte o CRAS mais próximo *
CRAS I - Avenida Central do Paraná, 1420 - Jardim América.
Telefones: (43) 3308-1451.
CRAS II - Rua Ilson Ferreira Guerra, 15 - Residencial Sumatra II.
Telefones: (43) 3308-1452.
CRAS III - Rua José Garcia Perez, 111 – Vila Reis.
Telefones: (43) 3308-1453.
CRAS IV – Travessa Padre Tito Cerassoli, 63 – Jardim América.
Telefones: (43) 3308-1454.
CRAS de Apoio ao CRAS I - Rua Cecílio Luz, 145 – Loteamento Sanches dos Santos.
Telefones: (43) 3308-1449
CRA de Apoio ao CRAS III - Rua Santa Rita, 202 – Vila Nossa Senhora da Aparecida.
Telefones: (43) 3308-1420.
* O atendimento em todas as unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17
Edição: Ferreira Jr