Uma das mais importantes associações comerciais, industriais e serviços do Paraná comemorou nesta quarta-feira (17) 75 anos de história. A Acia, de Apucarana, foi fundada em 17 de abril de 1949 por um grupo de empresários que se reunia numa agremiação esportiva da época, o Grêmio Esportivo e Recreativo Apucaranense (Gera).
Na noite desta quarta-feira, no auditório da entidade, os 31 diretores atuais e os presidentes vitalícios participaram de uma homenagem aos associados da entidade. “Quando chegamos a 1.000 associados fizemos uma placa com o nome de todos. Isso foi antes da pandemia e muita coisa mudou. Hoje, celebramos 75 anos e registramos os associados atuais”, explica o presidente da Acia, Wanderlei Faganello.
Faganello destacou o papel da associação comercial no estado do Paraná. “Existem poucas maiores que nós em número de associados, produtos e serviços oferecidos”, diz.
O ex-presidente e Conselheiro Vitalício da Acia, Armando Boscardin destacou o papel da associação com o ensino profissionalizante ao criarem a Fetap, uma Fundação de Ensino Técnico que profissionalizou muitas pessoas através do Senai e possibilitou a construção do Centro Moda e depois a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Ele também citou a importância da construção do edifício Palácio do Comércio e o Shopping Centronorte. “E, hoje, a história se repete. No passado fomos ousados em construir um prédio comercial e um shopping. Agora, novamente, impulsionamos o progresso com o Centro Empresarial. É a Acia nos principais fatos históricos de Apucarana”, diz Boscardin.
Já o vice-presidente da entidade, Jayme Leonel, enalteceu o trabalho das diretorias. “Durante esses 75 anos, grupos de empresários que nos sucederam a frente desta entidade participaram ativamente de ações e movimentos que trouxeram para a comunidade melhorias que contribuíram em muito para o progresso do município. Dentre essas melhorias e com muitas dificuldades encontradas, deixou para as futuras gerações um legado importante, o terreno para a construção de uma sede para atender o progresso do município e os associados. Coube então, ao atual grupo de empresários, hoje na direção da Acia, a implementação de um projeto que possa atender as necessidades atuais e das futuras gerações. Estamos com o projeto em andamento e conta com profissionais da nossa cidade, no projeto, na construção e na comercialização. É mais um empreendimento da Acia para o progresso de Apucarana”, conclui Leonel.
A comemoração dos 75 anos continua durante o ano. Neste domingo (21), a partir das 8h30, acontece a I Cãominhada da Acia, durante o projeto Domingo no Parque da Prefeitura de Apucarana e Secretaria de Esportes. “Convidamos as famílias para irem passear com seus pets neste domingo. E teremos várias atividades após a Cãominhada, comandada pela equipe da Secretaria de Esportes”, diz Faganello.
No mês de agosto teremos a segunda Feira de Noivas e Festas, e também o Você Conectado ao Futuro, na semana de aniversário do Conecta. “Em setembro teremos a Festoque 30 anos. E pretendemos bater novamente o record de expositores e público. Já em outubro, o Mérito Empresarial que vai homenagear as empresas estão jubilando neste ano a partir dos 10 anos. Neste evento vamos receber autoridades municipais e estaduais, pois será o grande marco das comemorações dos 75 anos da Acia”, diz Faganello.
FONTE: TNOnLine
EDIÇÃO: Ferreira Jr