A Prefeitura de Apucarana realizou na noite desta terça-feira (14), no Cine Teatro Fênix, a segunda entrega do ano de Kits Maternidade para as futuras mamães que realizam pré-natal pelo SUS na Casa de Gestante. São 160 kits compostos por uma bolsa maternidade, um cueiro, um edredom, um macacão e dois bodies de inverno.
Na primeira entrega do ano, em janeiro, já haviam sido distribuídos 200 kits maternidade. “Iniciado em 2012, esse programa era feito pela Concessionária Rodonorte, que comprava os kits e a prefeitura distribuía. Com o fim do pedágio decidimos continuar, comprando com recursos próprios do município o enxoval entregue às gestantes. Fazemos isso porque nossa gestão prioriza as crianças, mulheres e idosos. Mamães, vocês são importantes. Temos uma das menores taxas de mortalidade infantil do Paraná, por causa dos cuidados que temos com a saúde das gestantes e seus filhos”, afirma o prefeito Junior da Femac.
A entrega dos Kits de Maternidade para as Mães que aguardam o nascimento de seus filhos é uma realização da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde (Casa da Gestante).
“Esse é um momento especial para as mamães e para nossa equipe no intuito de servir. É um programa do município de Apucarana que vem valorizar e cuidar das mulheres de Apucarana”, diz o secretário municipal da Assistência Social, Juliano Dalla Costa.
De acordo com a Coordenadora da Casa da Gestante, Maria Aparecida Moreira das Neves (Cidinha), as gestantes que recebem os Kits fazem seu pré-natal pelo SUS na Casa da Gestante e nas Unidades Básicas de Saúde. “A Casa da Gestante é referência estadual no acompanhamento pré-natal para gestante com gravidez de alto risco e risco intermediário”, informa Cidinha.
O vereador Rodrigo Lievore (Recife) destacou que as futuras mãezinhas são muito importantes para a sociedade. “Apucarana valoriza e apoia o ser que carregam no ventre. Podem contar com a atenção do município, por meio de políticas públicas de cuidado e proteção”, cita Recife.
No oitavo mês de gravidez do filho João Gael, Gisele Souto, moradora do Residencial Três Reis, define a entrega dos kits como uma atitude de carinho e ajuda por parte da prefeitura. “Não é todo mundo que tem condições de comprar o básico do enxoval do bebê. Fiz questão de vir receber e prestigiar este trabalho lindo dedicado às mamães”, avalia Gisele.
Anualmente, a Casa da Gestante realiza cerca de 7.000 exames de ultrassom recomendados para o período de gestação. São realizadas mais de 800 consultas obstétricas por mês.
A Casa da Gestante acompanha a mãe de forma integral, disponibilizando também o acompanhamento com especialidades como psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia e endocrinologia. A entrega dos Kits Maternidade também foi prestigiada pelo vereador Luciano Facchiano e a vereadora Jossuela Pirelli.