Considerado um dos principais atores brasileiros, Paulo Betti estará em Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, no dia 16 de junho, para uma apresentação gratuita. Ele trará para a cidade o espetáculo "Autobiografia Autorizada", um monólogo dirigido por Juliana Betti e Rafael Ponzi, que tem o patrocínio da Itaipu Binacional. A peça será apresentada no Ginásio de Esportes Gilberto Tadeu Silva, a partir das 20 horas.
O espetáculo, que marca a comemoração dos 40 anos de carreira de Paulo Betti, foi construído pelo próprio artista, que se inspirou nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, além de colagens de fatos da época nos artigos semanais que escreveu por quase 30 anos para o jornal da cidade, onde foi criado.
Paulo Betti, de 71 anos, saiu do mundo rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava como meeiro para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Seu pai era esquizofrênico. Apesar disso, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp.
O testemunho do ator, autor e diretor -que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida- levará ao público uma peça divertida e emocionante.
Segundo o ator, lendo as anotações que ele fez no decorrer de quase uma vida inteira, chegou à conclusão que, o tempo todo, se preparou para revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu. “Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, completa Betti.
O espetáculo faz parte das comemorações dos 50 anos de fundação e 40 anos de operação da Itaipu Binacional.