Nos últimos seis anos, mais de 66 mil mudas de plantas nativas foram distribuídas pelo Viveiro Municipal de Apucarana aos moradores da cidade. O número equivale a 30 unidades por dia. Atualmente, são mais de 80 mil mudas cultivadas no espaço que, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, se destaca como exemplo de preservação ambiental. (Assista reportagem abaixo)
A unidade, mantida pela Secretaria da Agricultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, abriga mais de quarenta espécies de plantas nativas como árvore samambaia, ipê, brinco de índio, palmeiras, rosedal, oiti, entre outras. Essas espécies são específicas para serem plantadas em frente às casas, pois além da sombra, oferecem menos riscos de danificar as estruturas urbanas, como muros e calçadas. O viveiro também fornece mudas de plantas frutíferas como figo, jabuticaba, abacate, entre outras.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, o viveiro foi criado na década de 1990, por meio de um convênio com o Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a finalidade de cultivar árvores nativas para recomposição de mata ciliar e reserva legal. “Eu entrei na prefeitura em 1997 para trabalhar no viveiro”, conta.
Atualmente, o foco do viveiro é a arborização urbana com a produção de plantas na própria unidade e também com recebimento de mudas por compensação, ou seja, a remoção de uma árvore resulta na doação de cinco novas mudas ao viveiro. Conforme Bobig, o processo de arborização da cidade é importante, pois as árvores desempenham muitas funções no meio ambiente, como reduzir a temperatura, filtrar a radiação solar, evitar erosão do solo e funcionam como barreira visual e sonora. “Nosso impacto no meio ambiente é grande, principalmente pelo uso de veículos e a árvore faz seu papel de absorver carbono. Se em frente de toda casa tivesse uma árvore, em Apucarana são mais de 60 mil imóveis, acredito que conseguiríamos muitos benefícios”, ressalta.
As mudas do viveiro são fornecidas gratuitamente e cada apucaranense tem direito a receber dois exemplares de árvores apenas apresentando o CPF na sede da Secretaria da Agricultura, ao lado da Prefeitura, ou na Secretaria de Meio Ambiente, no Parque Jaboti. A retirada das mudas deve ser feita no próprio viveiro, que fica na Avenida Mato Grosso, no Jardim Ponta Grossa.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Durante a semana do Meio Ambiente, diversas ações serão desenvolvidas, com o plantio de um ipê na Secretaria de Educação, além do plantio de 216 mudas de árvores nas escolas. A secretaria está cadastrando nascentes rurais em um projeto de proteção de nascente à base de solo-cimento em parceria com a Itaipu.