Faltando um mês para o início das convenções partidárias, Apucarana (PR) soma até o momento cinco pré-candidatos a prefeito para as eleições de 6 de outubro.
As coligações e frentes partidárias têm entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar suas convenções e anunciar formalmente os concorrentes ao Executivo.
Entre os pré-candidatos colocados para a disputa estão o ex-prefeito e deputado federal Beto Preto (PSD), o vereador Rodrigo Lievore, o Recife (MDB), o ex-vereador Rodolfo Mota (União Brasil), a professora Jane Reis (PT) e a professora Camilla Bolonhezi (PSB).
Saiba mais sobre os pré-candidatos
Beto Preto (PSD)
Beto Preto se desincompatibilizou do cargo de secretário estadual de Saúde em 5 de junho para participar do processo eleitoral no município, retomando o mandato na Câmara Federal. Prefeito de Apucarana entre 2013 e 2019, ele foi eleito deputado federal com 206.885 votos em 2022, obtendo a quarta maior votação no Paraná. Ele se licenciou do mandato no início de 2023 para reassumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) a pedido do governador Ratinho Junior (PSD). Ao deixar a secretaria, ele confirmou que agora é oposição ao atual prefeito Junior da Femac (MDB), que foi seu vice, e que seu nome “está à disposição” para as eleições de outubro.
Rodrigo Recife (MDB)
O vereador Rodrigo Lievore Recife é o nome escolhido para disputar a eleição pelo grupo do prefeito Junior da Femac. Empresário na área de comunicação visual e publicidade, ele foi gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana entre 2017 e 2020. Foi eleito vereador em 2020, com 1.649 votos, obtendo a segunda maior votação da cidade. No Legislativo, foi o autor do projeto que criou o Programa Feira Verde, que percorre os bairros da cidade trocando lixo reciclável por legumes, verduras e frutas, entre outros alimentos. Juntamente com o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), é autor do projeto que transformou a Rua Oswaldo Cruz na “Rua Gastronômica”.
Rodolfo Mota (União Brasil)
Rodolfo Mota foi o primeiro pré-candidato a prefeito anunciado em Apucarana. Principal nome da oposição, ele é advogado e professor universitário. Foi vereador mais votado de Apucarana em 2016, com 3.565 votos. Em 2020, disputou a Prefeitura e ficou em segundo lugar, com 19.555 votos, perdendo para Junior da Femac, que somou 37.694 votos. Em 2022, ele concorreu a deputado estadual, quando obteve 22.428 votos. Rodolfo Mota se apresenta como “cristão” e de “direita”.
Camilla Bolonhezi (PSB)
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Camilla Bolonhezi deve disputar sua primeira eleição em outubro. Doutora em História Política pela mesma instituição, ela é professora da Faculdade de Apucarana (FAP) desde 2015 e também da rede estadual. Atua nas disciplinas de história e filosofia. É nora do ex-vereador Sérgio Bolonhezi, o Sérgio do Cristma, que também já concorreu a prefeito e deputado estadual.
Jane Reis (PT)
Casada com o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), Jane Reis é professora e vai disputar sua primeira eleição em outubro. Ela é filha do primeiro bombeiro de Apucarana, hoje aposentado, e formada em educação física. Na área, ela atuou por vários anos, principalmente com idosos.
O que basta agora é os eleitores analizar bem cada candidato, os novos e os velhos candidatos, tirar conclusão, porque uns querem entrar e outros insistem em voltar mesmo tendo outros mandatos a cumprir.