Apucarana está incluindo mais uma iniciativa no Programa de Hortas Solidárias. Uma área de 3 mil metros quadrados, localizada no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti (fundos da Paróquia Imaculado Coração de Maria), está sendo preparada para o cultivo de uma horta comunitária no sistema de “agrofloresta”.
O prefeito Junior da Femac participou nesta quinta-feira (19/09) do plantio de cerca de 40 mudas de frutíferas nativas, como jaboticaba, cereja, pitanga e araçá. “Nós já temos aqui nesta área uma horta consolidada, que atende mais de 40 famílias e também um trabalho de preservação de uma nascente que fica no local. E, agora, ao lado desta área, damos início a mais esta ação inovadora, que é o cultivo de uma horta no sistema de agrofloresta”, salienta Junior da Femac.
O plantio das mudas foi feito por estudantes do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, sendo uma iniciativa do Programa de Hortas Solidárias em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
Futuramente, além de sombreamento para os canteiros da horta, as frutíferas também servirão de alimento para pássaros e as pessoas. “No sistema de agrofloresta, o cultivo é consorciado. Entre as linhas com as frutíferas, serão cultivadas hortaliças e um dos benefícios deste sistema é o sombreamento proporcionado, o que é muito importante para deixar o local mais fresco”, pontua Sérgio Bobig, secretário municipal de Meio Ambiente.
Bobig afirma ainda que o plantio também faz alusão ao Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21 de setembro). “Neste dia, quando também é comemorado o Dia Mundial da Limpeza, teremos uma ação de limpeza no Parque Jaboti, no período das 15 às 17 horas”, completa Bobig.