Pela primeira vez em Apucarana, todo o comércio, nesta quarta-feira (20), embarcará no feriado nacional, feriado onde se comemora o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ou Dia do Zumbi no Brasil.
A data foi instituída no dia 10 de novembro de 2011, de acordo com a Lei Nº 12.519, em algumas cidades e Estados o feriado já estava vigente, como em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Também já era feriado municipal em 1.260 cidades brasileiras, entre elas São Paulo. Como o Brasil tem 5.568 municípios, o Dia da Consciência Negra era, portanto, feriado que se cumpria em apenas 29% das cidades do país.
O feriado é em homenagem ao Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra, contra a escravidão no Brasil, símbolo de luta pela liberdade.
Uma data importante, onde também aprendemos muito sobre a luta contra o racismo, infelizmente no Brasil ainda a muitos casos de racismo, apesar do Brasil ser o 2º pais de maior população negra no mundo, perdendo apenas para o continente Africano.
Em uma pesquisa do IBGE, as taxas de homicídios em cada 100 mil habitantes, de 15 a 29 anos, a população branca tinha a média de 34,0% e a população negra ou parda 98,5%, quase três vezes maior que um jovem branco.
Por outro lado, o 13º Anuário da Violência, compilado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2019, aponta que, em 2018, 75,4% das vítimas da letalidade policial eram pretas ou pardas, em sua maioria jovens e do sexo masculino. A pesquisa também revela que mulheres negras representam 61% das vítimas de feminicídio e 50,9% das vítimas de estupro.
Assim sendo uma data para botar a mão na consciência e entender melhor sobre a realidade da população negra.