Atacante francês fez três gols na final da Copa do Mundo 2022 no Lusail Stadium, onde entra em campo às 14h desta quarta, na final do Intercontinental, para tentar recuperar a confiança pelo time espanhol
Mbappé entra em campo nesta quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), para se reencontrar com o Lusail, no Catar. O estádio foi palco de uma das atuações mais memoráveis da carreira do atacante, na final da Copa do Mundo 2022. Agora, em Real Madrid x Pachuca, na decisão da Copa Intercontinental, o camisa 9 tem a chance escrever um novo capítulo naquele gramado e ainda se reafirmar após um período de altos e baixos. O ge acompanha o confronto ao vivo no Tempo real.
O momento da carreira de Kylian Mbappé era bem diferente na última vez em que ele esteve no Lusail. O atacante era o grande astro do Paris Saint-Germain e da seleção da França, que disputaria o troféu da Copa do Mundo com os argentinos. Na época com 23 anos, ele chegava na decisão como artilheiro do torneio, empatado em cinco gols com o adversário Messi.
Aliás, vale lembrar que aquela seria a segunda final seguida dos franceses (e do jogador) no torneio mundial. Já que em 2018 a França venceu a Croácia e se tornou campeã com um gol de Mbappé, que também tinha marcado outras três vezes naquela edição.
Mbappé teve uma atuação de gala contra a Argentina. Empatou o jogo duas vezes, com três gols marcados, e garantiu que a partida fosse para os pênaltis, com o placar de 3 a 3. Entretanto, o final não foi o ideal para ele - os argentinos ficaram com a taça. Kylian levou a Chuteira de Ouro e artilharia por ter balançado as redes oito vezes.
Em 2024, a história é outra. Desde julho, Mbappé defende o Real Madrid, clube que ele mesmo assumiu ser a equipe dos sonhos e com quem tinha uma história longa de mútuo interesse. Logo no primeiro jogo com a camisa espanhola, o atacante ergueu o primeiro troféu e com gol na decisão da Supercopa da Uefa.
Mas, desde então, o desempenho foi abaixo do que era esperado pelo tamanho da contratação. Mbappé fez 12 gols em 24 jogos, é o artilheiro do time, mas ainda não conseguiu mostrar todo futebol que apareceu no PSG e na França.
O atacante teve períodos de secas sem balançar as redes, atuações apagadas e coleciona quatro pênaltis perdidos. Como para nas derrotas para o Athletic Bilbao na LaLiga e para o Liverpool na Champions League. A imprensa não perdoou: o "Marca" chegou a dizer que Mbappé "ainda não está à altura" do Real Madrid, enquanto o "Sport" classificou como "desastre".
— Mau resultado. Um grande erro em um jogo em que cada detalhe conta. Assumo toda a responsabilidade. É um momento difícil, mas é o melhor momento para mudar essa situação e mostrar quem eu sou — comentou Mbappé no Instagram, depois do resultado contra o Bilbao.
Depois do revés para o Bilbao, Mbappé participou de duas vitórias seguidas com o Real Madrid e marcou um gol em cada - um gole de ânimo para o momento. Entretanto, mais recente delas, contra a Atalanta pela Champions League, o atacante vinha sendo destaque, com boas criações de jogadas, mas pediu para ser substituído aos 34 minutos.
O clube detectou uma lesão na coxa esquerda, e a imprensa espanhola falava de pelo menos 10 dias foras dos gramados. O francês surpreendeu a todos ao ser relacionado para a final contra o Al Ahly na segunda-feira e viajar com a equipe para o Catar.
Segundo a apuração do "Marca", na manhã desta terça-feira, Mbappé comunicou tanto aos médicos quanto à equipe de Carlo Ancelotti que está completamente recuperado.
O Real Madrid é o maior vencedor do Mundiais de Clubes da Fifa e vai me busca do nono título. A grande final da Copa Intercontinental contra o Pachuca será nesta quarta-feira, às 14h (horário de Brasília). A Globo transmite o confronto, e o ge acompanha a partida ao vivo no Tempo Real.
Fonte: ge.globo.com
Edição: Gleice Santos - Diego Marques