Nas lojas de roupas, sai o vermelho e entra o tradicional branco, acompanhado por outras cores
Os comerciantes de Apucarana (PR) fizeram a mudança completa nas vitrines com foco nas vendas para o Ano Novo. Nas lojas de roupas, sai o vermelho e entra o tradicional branco, acompanhado por outras cores como amarelo, prata e dourado, por exemplo.
Cores consideradas tendência de moda, como as "candy colors" também ganham certo destaque nas vitrines, mas segundo a vendedora Kerolyn Gabriely, que trabalha em uma loja de roupas femininas, o branco ainda lidera a preferência das consumidoras. “Vamos trocar as roupas da vitrine com destaque para prata e azul para ver se chama atenção, mas o branco é a cor de roupa que mais está saindo”, afirma.

Maria Eduarda pretende usar uma roupa branca para trazer paz no Ano Novo
Na loja da empresária Tatiana Silva, que comercializa roupas femininas e masculinas, há clientes supersticiosos que buscaram cores conforme previsões astrológicas. “Algumas pessoas ezstão comprando de acordo com suas crenças. Uma cliente comprou peças no laranja e no rosa, pois acredque essas cores são favoráveis. Mas tem os consumidores mais tradicionais que preferem branco e azul-claro”, afirma.
A comerciária Kariza Zambrano não é supersticiosa, tanto que focou apenas nas compras de Natal. “Não vou usar roupa nova no réveillon, não acredito nisso, usarei o que eu já tenho. Mas minha filha de 21 anos garantiu uma peça nova e branca para passar a data”, revelou.

Para a empresária Aída Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), esse é o momento de vender e a troca dos produtos nas vitrines chama a atenção dos consumidores nesta última semana do ano.
“Para nós do comércio é um momento importante, especialmente para as lojas de roupas. Todos gostam de passar o Ano Novo com roupas novas. Essa troca de cores de vitrine é o momento de vender. E isso inclui todos os ramos de atividade. Além das roupas, os consumidores querem adquirir coisas novas para as suas casas”, comenta.

Costureiro Carlos Alberto comprou uma cama nova
O costureiro Carlos Alberto é um exemplo de consumidor que decidiu comprar algo para sua casa neste fim de ano. Ele e a esposa vão começar 2025 com uma cama nova. “Nós pesquisamos preço na cidade inteira e voltamos na loja com valor mais baixo e fechamos negócio”, comenta.
O gerente da loja de móveis e eletrodomésticos, Agnaldo Aparecido Pereira conta que o movimento está mais tranquilo após o Natal. Ele acredita que as vendas vão começar a crescer mais na primeira semana de 2025, quando haverá uma liquidação anual. “O consumidor fica na expectativa pesquisando preços para comprar durante a promoção”.
Segundo ele, 2024 foi um ano positivo, com crescimento de 15% em comparação com o ano anterior.
Fonte: TnOnline
Edição: Gleice Santos