No documento encaminhado à Justiça, o MPPA diz que Dalete associa a orientação sexual da jovem lésbica a seres do mal, conforme consta no áudio:
"Então assim ó, fica de olho. Porque esse povo aí... Eles têm parte com o Satanás, eles têm o espírito do Satanás com eles, entendeu?".
De acordo com a promotora de Justiça Lílian Braga, o discurso propagado no áudio carrega em si o resumo de um pensamento arcaico, preconceito e, acima de tudo, incentivador de grandes ataques violentos, físicos e psicológicos.
Na época da ação, o MPPA solicitou, provisoriamente, a imediata cassação da candidatura de Dalete Rodrigues. Contudo, o pedido foi negado pela Justiça.
Na decisão dada no fim de dezembro de 2024, o juiz Hudson Nunes afirma que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 133, define como requisito primordial para o cargo de Conselheiro Tutelar a idoneidade moral.
Tal qualidade refere-se a uma pessoa que age de forma ética, honesta e íntegra, respeitando os princípios e padrões morais aceitos pela sociedade.
O juiz Hudson Nunes diz também que as falas de cunho homofóbico de Dalete Rodrigues ofendem a dignidade sexual das pessoas.
"Tais práticas são intoleráveis numa sociedade que hoje pretende alcançar um novo patamar civilizatório, e pedem resposta dura do Judiciário em vista da afronta a direitos fundamentais".
O magistrado decidiu que Dalete não está apta para o cargo de conselheira tutelar e sua permanência no quadro representaria total descrédito a atuação do órgão.
A decisão atendeu o pedido do Ministério Público do Estado, que destacou que o Conselho Tutelar "precisa ser um lugar de acolhimento, de proteção, de porto seguro aos fragilizados, e, na maioria das vezes, marginalizados".
Conselheiros tutelares de Jacareacanga
A eleição para conselheiro tutelar em Jacareacanga, no Pará, ocorreu no dia 1º de outubro de 2023, como parte do processo de escolha unificada realizado em todo o Brasil. Foram escolhidos cinco nomes:
- Sidney Chrisxereua Apiaka
- Dalete Sampaio Rodrigues (Mandato cassado)
- Soliane Maria Amorim da Silva
- Perivaldo Moreira Pereira
- Débora Silva de Almeida
O g1 perguntou ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Jacareacanga a lista atualizada dos novos conselheiros e de quem seria o suplemente a assumir o cargo no caso de saída de um dos cinco nomes.
Rádio Apucarana / Jornal De Apucarana