O Paraná vai viabilizar a coleta e destinação gratuita de lâmpadas fluorescentes pós-uso em municípios com menos de 25 mil habitantes. A iniciativa é da Associação Brasileira Para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), entidade sem fins lucrativos, e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O edital de chamamento já está aberto e as prefeituras interessadas têm até 31 de março para se inscrever – a publicação completa, com todas as informações necessárias, pode ser acessada.
De acordo com o material, o recolhimento e o transporte das lâmpadas serão de responsabilidade da Reciclus. Já o armazenamento adequado, divulgação do programa e ações de educação ambiental serão atribuídos aos municípios inscritos, com suporte técnico da Sedest. A iniciativa integra o Termo de Compromisso para Operacionalização do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Pós-Consumo no Estado do Paraná assinado em 2022 pelo Governo do Estado, Ministério Público do Paraná (MPPR), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e Associação Comercial do Paraná (ACP).
Coordenadora de Saneamento Ambiental de Economia Circular da Sedest, Isabella Tioqueta explica que as lâmpadas contêm mercúrio em sua composição, fazendo com que o descarte incorreto pode contaminar o solo e os corpos hídricos, afetando fauna, flora e a própria população. “Esse edital é essencial para que possamos incentivar o recolhimento desses materiais de caráter perigoso, evitando que gerem contaminação de solo ou água por estarem no local incorreto”, afirma.
Todas as prefeituras com menos de 25 mil habitantes, que são a maioria no Vale do Ivaí e região de Apucarana, estão sendo informadas sobre como participarem do programa.
Fonte:Edson Costa
Edição:Vitor Hugo