Muito se questiona se o atendimento no Hospital da Providência pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS), um órgão do governo do Estado do Paraná vem ocorrendo ou não.
Como já é do conhecimento de todos o SAS, substitui o Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado do Paraná (IPE).
Segundo chegou até a nossa redação, vários funcionários do Governo do Estado que trabalham em Apucarana, estão precisando se deslocar até Maringá ou Londrina para realização de exames, pois aqui no único hospital que temos, o Providência, não está sendo possível. No dia de hoje (12), um funcionário Público do Estado procurou o Hospital da Providência, pois estava se sentindo mal, provavelmente com sintomas de dengue, ele chegou na recepção do Hospital se identificou e apresentou sua identificação como funcionário público, neste momento ele foi indagado que o atendimento pelo SAS estariam sendo feitos em Londrina ou Maringá, ficou ali por mais de 20 minutos, até que uma funcionária notou que ele estava suando frio e finalmente ele foi atendido, mas só foi atendido devido seu estado debilitado.
Agora fica a pergunta porque o Hospital da Providência não está atendendo pelo SAS ou está atendendo de forma aleatória, ou seja, atende um outro não. Nossa equipe foi até o Hospital para saber da veracidade dos fatos, mas não obtivemos resposta. O que deixa a população mais revoltada é que entra tanta verba para reforma e ampliação do hospital, que por sinal não acaba nunca, mas o atendimento mesmo aos pacientes está precário.
Fica aí mais uma cobrança ao Secretário da Saúde do Estado, o Sr. Beto Preto, que parece estar mais preocupado em fazer campanha política para 2026, do que agir como Secretário de uma pasta tão importante como é Saúde pública. Por isso que precisamos urgente que o nosso Hospital de Apucarana seja aberto de maneira rápida, pois se no Providência até para quem tem benefícios e direitos está difícil, imagine para o mais pobre, assalariado que depende do Sistema único de Saúde.
FONTE: Rádio/TV Apucarana
EDIÇÃO: Ferreira Junior