A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur), e em parceria com a Sanepar e o Governo do Paraná, aderiu ao Programa Caixa D’água Boa – serviço socioassistencial que disponibiliza uma caixa d’água e um kit de instalação às famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem caixa d’água no domicílio. No último final de semana uma reunião foi realizada entre o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, a secretária da Assistência Social, Marisa Bazana, engenheiro da Seodur, Israel Biazon, e representantes da Sanepar Arapongas para alinhamento de estratégias no programa. “É uma ação espetacular do Governo do Paraná e Sanepar junto aos municípios, garantindo melhores condições às famílias, com qualidade de vida e saneamento básico”, disse Cita.
CADASTRAMENTO
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o cadastro para os interessados em participar do programa Caixa D’água Boa já acontece em Arapongas. O cadastro está disponível até 28/03/2025. Mais informações na Secretaria e Assistência Social.
Marisa Bazana explica que há critérios importantes a serem cumpridos para aderir ao programa. “Esses critérios serão analisados para participação e recebimento das caixas d’água. Nossas equipes irão orientar as famílias que se encaixam nos critérios para que tudo transcorra da melhor maneira”, afirma. Em Arapongas, a estimativa é que sejam distribuídas 80 caixas d’água, conforme adesão das famílias e enquadramento nos critérios do programa.
Para participar do projeto, a família deverá atender cumulativamente aos seguintes critérios:
– Residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água;
– Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
– Será levado em consideração também o critério de renda, que será definido pelos Decretos Estaduais;
– Não possuir caixa d’água
COMO FUNCIONA?
A família receberá uma caixa d’água, um kit de instalação, capacitação para instalação adequada e um apoio financeiro de R$ 1.000,00 (mil reais) para realizar a instalação. Serão ainda realizadas vistorias pela Prefeitura visando a garantia da conclusão do serviço, sendo de responsabilidade da família realizar a instalação, após passar pela capacitação a ser divulgada em data oportuna.
Fonte:Edison Costa
Edição:Vitor Hugo