A cerimônia terá início daqui a pouco às 10h, na sede da CNBB, em Brasília, e será presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Durante o evento, serão apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a campanha e um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade em 2024.
Como já foi dito, a Quaresma é um período de 40 dias no qual os católicos intensificam sua busca pela conversão e preparação para a Páscoa, considerada a maior celebração do cristianismo. Desde a década de 1960, a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade durante esse período, propondo reflexões sobre temas sociais para incentivar transformações na sociedade.
Em 2025, a escolha do tema “Fraternidade e Ecologia Integral” está relacionada a marcos importantes, como os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da encíclica Laudato Si’, a recente publicação da exortação apostólica Laudate Deum, os 10 anos da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.
A Campanha da Fraternidade 2025 busca promover a reflexão sobre a ecologia integral, destacando a importância do cuidado com a criação e o compromisso social com a sustentabilidade.
Também hoje, em todas as igrejas católicas, em especial de Apucarana e de toda a Diocese de Apucarana, são realizadas missas com imposição das cinzas na testa dos fiéis. A celebração das cinzas recorda a fragilidade da vida humana e a sua necessidade de conversão. O ato significa que toda pessoa é pó e ao pó há de voltar.
Para hoje, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, foram programadas missas com imposição das cinzas às 7 horas da manhã, 9 horas, 12 horas, 15 horas e 18h15.
Fonte:Edison Costa
Edição:Vitor Hugo