Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/76ef1e0e703124166e4933e66ae6381e.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/b834f8d9685bb79bca8a49b862b66617.png
Prefeitos e lideranças do Vale do Ivaí discutem pavimentação de estrada de interligação regional
Publicado em 06/03/2025 15:09
Novidades

Prefeitos e lideranças políticas e comunitárias de três municípios do Vale do Ivaí estiveram reunidos em Jardim Alegre no último final de semana. Eles discutiram a viabilidade de um projeto logístico que vai permitir a interligação dessas três cidades através de rodovia pavimentada.

A reunião, que teve a presença dos prefeitos Manoel Salvador (Arapuã), Moisés Lnortovz dos Santos (Jardim Alegre); do vice-prefeito Rubens Martins de Oliveira, o Rubens da Ferradura (Godoy Moreira); os presidentes das câmaras de vereadores Alisson dos Dias (Arapuã) e Beto Rohling (Jardim Alegre); demais vereadores dos três municípios e lideranças do Assentamento 8 de Abril, debateu a pavimentação asfáltica do trecho de 28 quilômetros entre os três municípios, passando pelo assentamento. O objetivo da reunião foi alinhar com as novas gestões o andamento do projeto, que solicita recursos de Itaipu Binacional, e os próximos passos para que a proposta possa ser viabilizada.

 

João Orzekovski Filho, uma das lideranças do Assentamento 8 de Abril e que acompanha o projeto desde o início, comenta que esse já foi o o quarto encontro entre os prefeitos e tanto os projetos como as licenças ambientais já estão em poder da Itaipu. “Agora é o momento de vermos como vamos buscar esses recursos e encaminhar o projeto, já que essa é uma obra orçada em R$ 25 milhões e é muito importante para o desenvolvimento da região do Vale do Ivaí”, disse o líder do assentamento. O projeto da obra foi realizado pelas três prefeituras, por meio do Consórcio Cid Centro, e os recursos para a pavimentação serão liberados pela Itaipu. No entanto, parte deles deve ser indicada por deputados federais, que têm emendas vinculadas à empresa produtora de energia elétrica.

A obra começa em Godoy Moreira e se estende por 5 quilômetros até a divisa com Jardim Alegre, por toda a extensão do assentamento, num trecho de 18 quilômetros até a divisa com Arapuã, onde se estende por mais 8 quilômetros até a sede do município.

 

Para o município de Godoy Moreira pode ser uma alternativa para acessar os serviços em Ivaiporã. Atualmente, o trecho percorrido é de quase 90 quilômetros e, com a pavimentação dessa estrada, a distância cai pela metade. Para o vice-prefeito Rubens de Oliveira, essa pavimentação vai tirar Godoy Moreira do isolamento e, junto com outro projeto de uma ponte sobre o Rio Corumbataí, na divisa com Barbosa Ferraz, vai permitir uma ligação com a região de Campo Mourão.

O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Lnortovz dos Santos, lembra que o Assentamento 8 de Abril ocupa 39% do território do município e tem necessidade de uma estrada em condições para o escoamento da produção.

Fonte:Edison Costa

 

Edição:Vitor Hugo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!