O Santuário São José, de Apucarana, comemora neste mês de março 65 anos de sua fundação com uma programação especial, que inclui a tradicional Novena de São José. Os detalhes das celebrações foram apresentados pelo padre Antônio Luiz em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (5).
A novena começa na próxima segunda-feira (dia 10) e segue até o dia 18 de março, com missas em três horários diários: 6h30, 15h e 19h30. No dia 19, dedicado a São José, as celebrações ocorrerão às 6h30, 12h, 15h e 19h30, com bênçãos especiais.
Além das celebrações religiosas, o evento contará com barracas de alimentação, apresentações culturais e exposições, incluindo danças típicas gaúchas, mostra de animais exóticos e veículos antigos. "Temos um cuidado para que as atividades recreativas não tirem o foco da novena, que é a Santa Missa", destacou o padre Antônio Luiz.
A programação também será transmitida ao vivo pelas redes sociais do santuário e por rádios parceiras.
A história do Santuário São José remonta à chegada dos Oblatos de São José a Apucarana há mais de 80 anos. Inicialmente, os missionários italianos fundaram a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, hoje Catedral, e, posteriormente, criaram a Paróquia São José a pedido do bispo de Jacarezinho.
A celebração dos 65 anos é um momento de agradecimento a Deus e de reconhecimento pela dedicação de padres, religiosos e fiéis ao longo dos anos”, afirmou o sacerdote. A programação contará com uma missa solene neste domingo (9), às 18h, seguida de uma procissão luminosa com a presença do bispo Dom Carlos José de Oliveira e padres convidados.
Na entrevista coletiva, Padre Antônio Luiz também anunciou que assumirá, a partir deste mês ainda, a função de provincial dos Oblatos de São José no Brasil, passando a residir em Curitiba. "Foram 12 anos em Apucarana, e levo comigo um carinho imenso pela cidade e pelo povo. Sempre estarei por aqui, celebrando e visitando", comentou o padre.
Fonte:Edison Costa
Edição:Vitor Hugo