O Paraná registrou um tremor de terra em Cambira, cidade localizada na região norte do estado. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), esse é o primeiro abalo sísmico de 2025 na região.
A RSBR informou que o fenômeno teve uma magnitude de 2.0 mR e ocorreu às 18h17 de segunda-feira (17). O evento foi detectado pelas estações de monitoramento e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
George Sand França, professor titular do centro, explicou ao g1 que a causa do tremor é provavelmente natural. Ele detalhou que "um sismo natural geralmente ocorre devido a uma pequena movimentação de falha geológica, gerando vibrações em forma de ondas".
Segundo o professor, a magnitude de 2.0 mR é considerada fraca e não causa danos à população. A RSBR informou ainda que não houve relatos de moradores de Cambira que tenham sentido o tremor.
França comentou que a região de Cambira tem histórico de atividade sísmica, com a magnitude máxima registrada de 3,7 mR. Desde 1720, quando os dados começaram a ser catalogados, a área já registrou 43 eventos semelhantes, sendo dois históricos e os outros a partir de 1995. O professor garantiu que a possibilidade de grandes tremores na região é quase inexistente.
O último tremor registrado no Paraná pela RSBR ocorreu em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, em 27 de dezembro de 2024. A magnitude também foi de 2.0 mR.
Rádio Apucarana / Jornal De Apucarana