Através da integração entre a Secretaria Municipal de Saúde – Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, Arapongas lançou oficialmente nesta quinta-feira, 03, a campanha “Recicla Sim, Dengue Não”, com ato na Escola Municipal Desembargador Clotário Portugal, na Vila Triângulo. Com a presença de autoridades, como o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, vice-prefeita Édina Kummel, secretários municipais e o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, o projeto promove uma cultura de responsabilidade no combate e prevenção à dengue, começando com as crianças dentro e fora da sala de aula. Além disso, haverá uma competição positiva, onde cada escola fará ações de reciclagem – com atividades escolares domiciliares. Também inserido no projeto, o Controle de Endemias vai desenvolver palestras nas instituições de ensino. “A iniciativa vai envolver os alunos da rede municipal, mas também toda a comunidade escolar e famílias, ampliando informações e práticas diárias importantes. No decorrer da semana, os alunos serão orientados sobre como fazer a reciclagem de forma correta. Depois, trarão os materiais para a escola e faremos a pesagem. As três escolas que mais reciclarem serão premiadas”, disse Pardini.
A secretária do Meio Ambiente, Sandra Mendonça, destacou a importância do projeto para toda a sociedade. “Um projeto importante e que vai contribuir com as ações desenvolvidas pelo município ao longo do ano. As crianças serão pontes importantes e levarão conhecimento para casa. Todos unidos em uma causa nobre”, falou.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, reforça que as ações integradas buscam fortalecer a qualidade da saúde pública de Arapongas. “Projetos que visam também o futuro, em busca da mudança de uma realidade. Crianças conscientizando a família, os amigos. Contamos com a colaboração de todos nessa luta, eliminando os focos de dengue”, salientou.
Lino Batista, secretário da Educação, deixou um recado especial às crianças. “Vocês serão um estímulo para que os adultos se conscientizem cada vez mais, adotando práticas que servem no combate à dengue”, disse.
O prefeito Rafael Cita afirmou que o combate à dengue deve ser constante, unindo todas as faixas etárias, serviços e iniciativas. “Todos nós podemos fazer muito para combater o mosquito. Precisamos muito do engajamento dos nossos alunos, pais, comunidade escolar e população em geral nesta luta. As crianças são o futuro da cidade e têm um papel muito importante para a construção de uma sociedade e geração mais consciente”, reforçou.
Participaram também o superintendente médico do município, Dr. Fernando Marques, diretora da Saúde, Sandra Onofre, representantes do SESC Arapongas, representantes da 16ª Regional de Saúde (RS), agentes do controle de Endemias e vereadores da base aliada.
Fonte: Reporter Do Vale