O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, divulgou à imprensa nesta quinta-feira (3) a programação oficial da tradicional festa em louvor à padroeira do município. O evento religioso terá início no domingo, 27 de abril, e se estenderá até o dia 15 de junho.
Estiveram presentes na coletiva de imprensa o pároco e reitor do Santuário padre Gabriel Begalli, o padre José Natalício e o prefeito de Lunardelli, Wanderlei Sardi. A programação inclui missas, procissões, novenas, bençãos e momentos de reflexão espiritual para os fiéis que visitarão o santuário ao longo das celebrações.
O reitor do santuário, padre Gabriel Begalli, destacou as melhorias feitas para receber os fiéis. “Reformamos o santuário, instalamos aclimatização, colocamos um novo piso e fizemos a pintura interna. Estamos preparados para acolher os romeiros. “, afirmou.
A expectativa é receber 30 mil fiéis ao longo de maio. Até agora, mais de 30 caravanas já confirmaram presença entre 18 e 25 de maio. O pároco espera que o número cresça com a divulgação da programação.
O prefeito de Lunardelli, Wanderlei Sardi, reforçou o impacto do santuário na economia e no turismo religioso. “Nosso município recebe um grande número de visitantes, principalmente nos finais de semana. Para a festa de Santa Rita, a expectativa é alta e estamos preparados para apoiar o santuário”, afirmou Sardi.
Ele lembra que a festa atrai fiéis de diversas cidades do Paraná e de outros estados. Segundo o prefeito, Lunardelli sempre busca ampliar sua estrutura para receber melhor os visitantes. “Todo ano enfrentamos desafios, mas estamos conseguindo melhorar a cada ano a capacidade de atendimento durante o evento”, explicou.
PROGRAMAÇÃO
As festividades começam em 27 de abril, às 14 horas, com a Caravana da Santa Chagas, conduzida pelo padre Márcio Looz. No dia 3 de maio, ocorre um jantar dançante aberto à comunidade. No dia 4, o padre Roberto Medeiros celebra a Missa de Cura e Libertação, às 14 horas.
A crisma acontece em 10 de maio, presidida pelo bispo Dom Carlos. No dia seguinte, a programação do Dia das Mães inclui quatro missas, sendo a das 14 h transmitida pela TV Evangelizar. De 13 a 21 de maio, fiéis participam das novenas diárias, às 19h30.
O ponto alto ocorre em 22 de maio, com quatro missas ao longo do dia e a procissão luminosa, encerrada por um show pirotécnico. Nos finais de semana pré e pós-22 de maio, há missas em vários horários.