Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/76ef1e0e703124166e4933e66ae6381e.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/b834f8d9685bb79bca8a49b862b66617.png
Guardas de Apucarana se tornam fiscais ambientais e patrulheiros rurais
Capacitação em andamento
Por Matheus Daczuk
Publicado em 08/04/2025 11:28
Novidades

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana deu início, nesta segunda-feira (07/04), a um treinamento especializado para capacitar seus agentes como fiscais ambientais e patrulheiros rurais. A formação, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana Municipal e Defesa Civil (Segtran), será dividida em pelo menos três módulos, abrangendo disciplinas teóricas e práticas. O objetivo é estruturar um grupamento especial voltado ao reforço da fiscalização e monitoramento ambiental no município.

A primeira etapa do curso é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). De acordo com o Major Vilson Laurentino da Silva, secretário de Segurança Pública, duas duplas de agentes estão sendo preparadas para dar início ao novo grupamento. “Ainda nesta semana, eles passarão por formação teórica e prática com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil de Arapongas. Na próxima semana, está prevista uma instrução com a Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná”, informou o major.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que o grupamento, quando ativo, atuará na notificação e autuação de infrações ambientais, complementando o trabalho já realizado pelos fiscais da Sema. “As questões ambientais têm muitas particularidades legais e legislações que se atualizam constantemente. Por isso, optamos por oferecer uma formação completa aos agentes, para que tomem as melhores decisões. Tenho certeza de que esse trabalho trará resultados positivos para Apucarana ao longo do tempo”, afirmou Mota.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, revelou que a criação da patrulha ambiental era um projeto aguardado desde a transição de governo. “Quando o prefeito me apresentou a ideia, fiquei entusiasmado. A fiscalização é nosso maior desafio, e esse grupamento será um grande avanço, com total apoio da secretaria”, declarou. Segundo ele, as principais ocorrências ambientais no município incluem queimadas, descarte irregular de resíduos têxteis, poluição de córregos e rios por efluentes e maus-tratos a animais. “O grupamento chega para fortalecer nossa capacidade de fiscalização”, acrescentou.

Os agentes atuarão em duplas, utilizando uma viatura exclusiva para o patrulhamento ambiental e rural. Para o comandante da GCM, Pablo Aparecido Rocha Pereira, a iniciativa atende a uma demanda antiga da corporação. “Agradeço ao Major Vilson e ao prefeito Rodolfo Mota por confiarem e valorizarem nosso trabalho”, afirmou.

Denúncias de crimes ambientais poderão ser feitas 24 horas por dia pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal. Em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, também será possível registrar reclamações pelo WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente, no número (43) 99967-0324. A formação do grupamento marca um passo significativo na proteção ambiental e rural de Apucarana, segundo as autoridades locais.

Fonte: Rádio Apucarana

Comentários
Comentário enviado com sucesso!