A partir de hoje, a Guarda Municipal de Apucarana passa a ser oficialmente uma guarda armada. O decreto que autoriza o porte de arma de fogo foi emitido pela Polícia Federal, diretamente de Brasília, e representa um marco importante na segurança pública do município.
A conquista é resultado de um processo técnico e rigoroso, com avaliações, treinamentos e a estruturação necessária para que a corporação esteja preparada para atuar ao lado das demais forças de segurança — como a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros — no combate à criminalidade e na proteção da população.
Com essa autorização, os agentes da Guarda Municipal estarão ainda mais capacitados para proteger o patrimônio público, atuar em rondas preventivas e dar suporte em operações de segurança em toda a cidade.
“A autorização da Polícia Federal é um passo muito importante. Reforça a confiança no preparo da nossa Guarda e fortalece a segurança de Apucarana como um todo”, destacou o prefeito Rodolfo Mota.
O armamento da Guarda faz parte de um conjunto de investimentos na área de segurança, que inclui também a aquisição de novos veículos, equipamentos de proteção e uniformes completos, totalizando R$ 550 mil em recursos destinados à corporação nos próximos 100 dias.
Com essa nova fase, Apucarana dá mais um passo para se tornar referência em segurança pública no Paraná.
Edição: Ferreira Junior