O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, teve audiência nesta terça-feira (15) com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para tratar de vários assuntos ligados ao setor. Porém, o principal item da pauta foi o projeto para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de grande porte na área central da cidade.
Segundo o prefeito, em reuniões com a Secretaria Municipal da Saúde desde o início do ano, tem ficado claro que é preciso otimizar o atendimento na área central, introduzindo novos serviços e reestruturando outros para dar maior agilidade às demandas da população. “O secretário Beto Preto nos recebeu muito bem e mostrou-se interessado em somar esforços com o município a fim de ver esta demanda atendida”, afirmou Rafael Cita. Também participaram da reunião César Neves, diretor da Secretaria de Estado da Saúde, e o vereador Luiz Carlos Chavioli.
Rafael Cita lembra que a saúde foi um item priorizado no Plano de Governo porque, embora tenha alcançado grandes avanços nos últimos anos, ainda apresenta pontos que precisam ser melhorados para fazer frente às demandas da população. “E é exatamente por isso que a saúde foi destaque nos primeiros 100 dias de administração. A saúde vinha enfrentando um gargalo na área de exames médicos, por exemplo. Já em fevereiro, anunciamos a contratação de mais dois médicos para a realização de ultrassom, resultando em pelo menos 100 exames adicionais por semana, e também a contratação de mais 100 cirurgias ortopédicas junto ao Honpar”, ressalta o prefeito. Com auxílio do deputado federal Pedro Lupion, o município também conseguiu R$ 3,5 milhões para custeio na área da saúde.
O prefeito destaca também como prioridade a conclusão de três UBS (Caravelle, Campinho e Alto da Boa Vista), um investimento que soma R$ 5,6 milhões. “De forma gradativa, estamos fazendo os investimentos necessários para que Arapongas continue a ter uma estrutura modelo na área da saúde e a construção desta UBS de grande porte na área central certamente será algo decisivo nesse sentido”, finaliza Rafael Cita.
EDIÇÃO: EDISON COSTA