O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem visita confirmada para o município de Ortigueira na quarta-feira, 30 de abril de 2025, onde participará de um evento: a oficialização do Assentamento Maila Sabrina, área ocupada há 22 anos por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fica no município de Ortigueira, sua sede, mas também faz parte do município de Faxinal.
A cerimônia está marcada para as 10h, na comunidade localizada a cerca de 23 km de Faxinal, por estrada de chão, entre os municípios de Faxinal, Ortigueira e Rosário do Ivaí. Segundo nota da organização do evento, o presidente irá anunciar formalmente a criação do assentamento, que abrigará 450 famílias, além de visitar a Escola Itinerante Caminhos do Saber, que atende atualmente cerca de 300 crianças e adolescentes filhos dos acampados.
Conforme a organização a vinda do presidente Lula é vista como um marco na luta pela reforma agrária no Paraná, pelo MST, que informou estar coroando mais de duas décadas de resistência da comunidade instalada na antiga Fazenda Brasileira — área de 10.600 hectares que foi reconhecida como improdutiva e, após negociações, adquirida pelo Governo Federal por meio de acordo mediado pela Justiça do Paraná.
A expectativa é de que a visita do presidente reúna autoridades federais, estaduais, lideranças do movimento e moradores da região para celebrar uma das maiores conquistas do MST no estado.