O corpo do Papa Francisco foi transferido na manhã desta quarta-feira (23) de sua residência oficial no Vaticano para a Basílica de São Pedro, onde será velado até o próximo sábado (26), quando será realizado seu funeral.
Milhares de fiéis acompanharam a solene procissão pela Praça de São Pedro. A Guarda Suíça, em trajes tradicionais, liderou a cerimônia, que contou com orações, bênçãos e o toque dos sinos das igrejas do Vaticano. O momento foi marcado por aplausos emocionados da multidão presente.
A procissão foi conduzida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 2019. Como camerlengo, Farrell é o responsável por organizar tanto o funeral quanto o conclave que escolherá o novo pontífice.
A partir das 11h no horário local (7h em Brasília), o público poderá se despedir do Papa passando em fila pelo caixão aberto, posicionado diante do altar central da basílica.


Um adeus respeitoso
De acordo com o biógrafo Austen Ivereigh, moedas comemorativas — uma para cada ano do pontificado — foram colocadas dentro do caixão, como é tradição. Embora o corpo do Papa não tenha sido embalsamado, procedimentos foram realizados para retardar a decomposição. “Ele está como morreu”, disse Ivereigh em entrevista à BBC News.
Na véspera, o Vaticano divulgou imagens do Papa em repouso, vestindo trajes litúrgicos, em seu antigo aposento.
O funeral, que acontece no sábado, deverá reunir chefes de Estado, autoridades religiosas e milhares de fiéis em uma cerimônia histórica na Praça de São Pedro.