Cerca de 45 servidores públicos municipais de Arapongas participaram, na última sexta-feira, no auditório da prefeitura, da aula inaugural do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Arapongas com o apoio da diretora do Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR), Katia Tavares Meserlian, e do secretário municipal de Educação, padre Lino Batista, tem como objetivo capacitar esses profissionais para o uso de Libras para contribuir significativamente para a inclusão e a acessibilidade no atendimento aos cidadãos surdos. “A proposta do curso vai além da simples transmissão de conhecimento. Ela busca despertar a empatia, o respeito e o compromisso com a equidade no serviço público. O aprendizado da Libras é uma ponte essencial para que a comunicação aconteça de forma plena e eficaz com a comunidade surda, fortalecendo o princípio de que todos têm direito à comunicação e à informação”, destaca a intérprete, tradutora e professora de Libras, Juliana Rodrigues Pereira, que ministra o curso.
Segundo ela, a capacitação traz uma proposta inovadora, interativa e diferenciada. Com uma metodologia que alia teoria e prática. As aulas são conduzidas de maneira dinâmica, participativa e acessível, proporcionando um ambiente acolhedor de aprendizado. O ensino acontece semanalmente; toda as sextas-feiras, das 10h às 11h. Com duração prevista de quatro meses, os encontros são feitos alternadamente, tanto no Auditório da Prefeitura de Arapongas como no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, conforme cronograma previamente divulgado aos participantes. “A realização do Curso Básico de Libras representa um importante passo da Administração Municipal, sob a liderança do prefeito Rafael Cita, na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e acessível.
A expectativa é de que, ao final da formação, os servidores estejam mais preparados para atender com qualidade e respeito a todos os cidadãos, promovendo a verdadeira educação inclusiva e cidadania para todos.
Ainda é possível se inscrever para participar do curso até a próxima aula, que está marcada para o dia 9 de maio. Podem participar todos os funcionários públicos municipais que tiverem a disponibilidade no horário do curso.