Nesta semana, a Carreta da Inovação levará atividades gratuitas voltadas à tecnologia, lazer, ciência e empreendedorismo aos municípios de Arapongas e Lunardelli, no Norte do Estado. As ações nas duas cidades iniciam na manhã de terça-feira (29) e seguem até sábado (03), às 12h. Os atendimentos acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h, de terça a sexta, e das 9h às 12h, no sábado. Na quinta-feira, 1º de maio, não haverá atividades.
Em Arapongas o projeto estará na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Já em Lunardelli, as atividades acontecem na Praça Comendador Geremias Lunardelli.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que a Carreta da Inovação leva uma oportunidade para que a população viva a inovação de perto. “Queremos que toda a comunidade possa ter acesso ao que tem de mais novo no âmbito da inovação e tecnologia. E esse projeto tem servido com sucesso a esse propósito, instigando cada vez mais o interesse dos jovens pela área e promovendo o desenvolvimento em todas as regiões do Paraná.”
Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 22 municípios, tendo realizado mais de 15 mil atendimentos. Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo cursos de robótica, inteligência artificial e transformação digital, além de experiências práticas com equipamentos de tecnologia.