Foi realizada no final de semana, na Sociedade Rural de Jandaia do Sul, a 4ª edição do Festival da Cachaça. O evento, criado para apresentar as bebidas engarrafadas no município, já se tornou tradição na cidade com uma fórmula que reuniu exposição, encontro técnico e uma grade de shows gratuitos que atraíram grande público.
Com aproximadamente 50 expositores, o festival foi aberto na sexta-feira em solenidade que contou com a participação do prefeito Ditão Pupio, do vice-prefeito Inei Heckert, da presidente da Câmara Municipal, Adriana Jaime, demais vereadores, do secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto, do subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso, do secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani e do deputado estadual Arilson Chiorato. Também prestigiaram a solenidade os diretores de departamentos da Prefeitura, representando as diversas áreas envolvidas na organização e apoio ao evento. O secretário da Agricultura, Márcio Nunes, prestigiou o evento no domingo.
O prefeito Ditão Pupio destacou que o festival consolida um setor importante da economia do município, ou seja, a indústria de bebidas, e tem se tornado um atrativo turístico importante da nossa cidade. “Nós vamos ter aqui a exposição, a ponta de estoque do comércio de Jandaia e três dias de festa que vão trazer muita gente de fora para Jandaia do Sul, gerando emprego e renda. É uma data importante para o município”, comenta.
O deputado federal licenciado Beto Preto destacou a importância da indústria de bebidas. “Com esse evento, a indústria da cachaça aqui instalada demonstra a fortaleza que é, levando o nome de Jandaia do Sul e do Vale do Ivaí para todo o Brasil, e o festival consolida essas marcas”, comentou.
A presidente da Câmara Municipal, Adriana Jaime, também fez uma homenagem especial. “É um momento importante para nossa cidade e não poderia deixar de lembrar do saudoso Ésio Missiato, fundador da empresa Jamel, que tanto contribuiu com o desenvolvimento de Jandaia do Sul”, destacou.
Durante a solenidade, o secretário Beto Preto e o prefeito também oficializaram a assinatura do convênio de R$ 7 milhões, que serão destinados à construção e aos equipamentos do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas. O anúncio foi feito nesta semana pelo governador Ratinho Junior, em solenidade em Curitiba. “Aproveitamos esse evento importante para formalizar essa conquista”, comenta.
A programação do festival incluiu shows de Madame Frau, Carol Valentin, João Nelore e Texano, Léo Bueno e Júlio César e a consagrada dupla Gian & Giovani, além do concurso da melhor cachaça e corrida da cachaça e almoço no domingo à base de porco moura.
FONTE: REPÓRTER DO VALE