Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
16ª REGIONAL DE SAÚDE DISTRIBUI NOVOS LOTES DE TESTES RÁPIDOS DE COVID E DENGUE
Por Vitor Hugo
Publicado em 05/05/2025 17:13
Saúde

A Central de Abastecimento Farmacêutico, da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, começou a distribuir nesta segunda-feira, novos lotes de testes rápidos de Covid e de dengue para os 17 municípios da sua área de abrangência. São 2 mil testes de Covid e outros 2 mil de dengue, encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

 

 

Os lotes foram recebidos pelo diretor da Regional de Saúde, Lucas Leugi, e a farmacêutica Patrícia Ferman. No caso da Covid, a Sesa indica que o período recomendado para realizar o teste é do 1º ao 7º dia nos indivíduos sintomáticos; e em indivíduos assintomáticos a partir do 5º dia de contato com pessoa infectada por SARS-Cov-2. “O teste rápido consiste numa ferramenta importantíssima no controle da Covid, como na identificação da quantidade de pessoas que já foram infectadas”, assinala Leugi.

 

 

Em relação à dengue, os testes rápidos são utilizados como uma ferramenta de triagem pelas equipes de Atenção à Saúde, sendo inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) como critério clínico epidemiológico, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. 

 

O teste deve ser feito nos cinco primeiros dias da doença (fase de viremia) e seu resultado, seja positivo ou negativo, deve ser interpretado considerando também os sintomas, a evolução do quadro clínico do paciente, além de outros exames complementares.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!