Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Gleisi celebra resgate da dignidade do povo Yanomami: “Esperança renasce nos rostinhos das crianças”
Por Vitor Hugo
Publicado em 06/05/2025 14:04
Notìcia

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, destacou nas redes sociais os avanços concretos na saúde e na qualidade de vida do povo Yanomami, resultado direto das ações do governo do presidente Lula.

 

Neste domingo (4), uma reportagem exibida no Fantástico, da TV Globo, mostrou como a realidade das comunidades indígenas começou a mudar. Famílias que antes enfrentavam a fome extrema e viam suas crianças morrerem por desnutrição agora vivem com mais dignidade: há comida suficiente e os atendimentos de saúde estão sendo retomados com seriedade.

 

“Reportagem emocionante de Sônia Bridi no Fantástico mostrou a transformação da realidade e o resgate da vida na Terra Indígena Ianomâmi, com a ação do governo do presidente Lula. Ainda há muito a ser feito para devolver àqueles irmãos e irmãs o que lhes foi tirado pelo descaso do governo anterior e pela ação criminosa dos garimpos ilegais. O trabalho avançou, com a redução de 96,5% dos garimpos ilegais, em ações conjuntas de agentes públicos civis e militares. Apesar das dificuldades, a esperança renasce no rostinho das crianças ianomâmis que agora estão recebendo os cuidados devidos. Parabéns a todo o pessoal envolvido nesta grande operação”, disse Gleisi.  

 

Indicadores

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, vários indicadores apontam para uma melhora significativa da qualidade de vida do Povo Yanomami. Houve redução de 73% na letalidade de mortes por síndromes respiratórias, de 47% de óbitos por infecções respiratórias agudas, diminuição de 42% nos casos de malária, além de queda de 21% nas mortes por desnutrição infantil. Tudo isso também foi possível graças ao aumento de 158% do efetivo de profissionais da saúde atuando na região, que chegou a 1.781 pessoas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!