Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Encontro reúne mulheres trabalhadoras rurais em Apucarana
Evento discute participação feminina no trabalho do campo
Por Edison Costa
Publicado em 09/05/2025 09:30
Política

Com o tema “O direito de bem viver”, Apucarana sediou nesta quinta-feira (08/05), na sede da Associação do Banco do Brasil (AABB), o 9º Encontro Regional da Mulher Trabalhadora Rural. A programação contou com dinâmicas de grupo, palestras sobre direitos patrimoniais da família e da mulher na propriedade rural, redes de apoio contra violências e crédito fundiário, além de concurso de beleza e gastronomia, apresentações culturais e comercialização de produtos da agricultura familiar.
A abertura das atividades contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, Laide Lopes Suzuki, a vice-presidente da FETAEP, Ivone Francisca de Souza, o prefeito Rodolfo Mota, acompanhado da primeira-dama e secretária da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, e o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda e deputado estadual licenciado, Do Carmo, e secretários municipais. “Apucarana é hoje um município imbuído no papel de cuidar das nossas mulheres. Por isso, a primeira-dama é a secretária da Mulher e Assuntos da Família, justamente para que eu possa ter esse compromisso, para que possamos promover e destacar a importância das mulheres”, disse o prefeito, frisando que além de ser a maior parte do eleitorado, em Apucarana a maioria das empresas já é comandada por mulheres. “Na propriedade rural não é diferente, pois tudo que a mulher realiza, em tudo que coloca a mão, dá certo”, disse Mota.
A primeira-dama e secretária Karine Mota reforçou que a prefeitura vai desenvolver muitos projetos com a mulher do campo. “Através da rede da economia solidária vamos oferecer cursos de qualificação e diversas outras oportunidades de protagonismo. Parabéns a todas pela luta. Vocês são guerreiras. Além de cuidar da roça, do emprego, do serviço, ainda cuida de casa, dos filhos, do esposo, da família”, contextualizou a secretária.
O secretário de Estado Do Carmo também falou do valor do trabalho da mulher. “Estamos em um mês emblemático, onde celebramos o Dia do Trabalhador e o Dia das Mães. E por isso lembro muito da minha mãe, que foi auxiliar de limpeza e terminou como assistente social. Isso exemplifica que as mulheres têm o diferencial, o coração, a garra para organizar a família inteira. E neste evento especial da mulher trabalhadora rural, reafirmo que o governo Ratinho Júnior tem total respeito por todo o povo do Paraná, mas especial a vocês mulheres, que fazem esse estado muito forte. Vamos avançar com o IDR, com a SEAB, para que a gente consiga trazer a qualificação, levar ao campo cursos de formação”, disse o secretário.
Já o chefe do Núcleo Regional da SEAB, Cristovam Ripol, abordou a necessidade de mais mulheres tomarem a dianteira na gestão da propriedade rural. “As mulheres precisam deixar um pouco de dobrar o paraquedas e partir para pilotar os negócios do campo. Quando elas fazem isso, fazem com qualidade, muita capacidade, inteligência e gestão e, nesse cenário, a família consegue ter muito mais sucesso”, disse ele, frisando que o protagonismo da mulher complementa a atuação dos homens. “As mulheres são mais perfeccionistas, cirúrgicas”, complementou, lamentando o êxodo rural pela falta de interesse dos jovens.
“Nós perdemos 66 mil propriedades familiares de 2010 a 2018 aqui no Paraná. Muitos vão trabalhar na cidade pra ganhar um ou dois salários mínimos, sendo que eles teriam uma oportunidade de produzir e empreender na propriedade da família”, disse, frisando as instituições governamentais estão agindo para mudar esse panorama. “O caminho é abrir o mercado com empreendedorismo no campo. É algo que é possível de acontecer para os produtos de origem animal, por exemplo. No caso, o queijo, o salame, o mel, os ovos caipiras, que são muito importantes”, exemplificou.
Também participaram do evento o secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca; o gerente regional do IDR-Paraná, Paulo Eduardo Sipoli Pereira; o superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Secretaria das Cidades, Ricardo Maia, e agricultoras premiadas em concursos estaduais, como Solange Aparecida de Araújo, Flávia Guimarães da Silva Rosa e Elisângela Nepomuceno Zaha, destacando o protagonismo feminino no campo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!