Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira na sala de reuniões da associação, em Apucarana. O encontro teve como principal tema a inovação tecnológica no âmbito não somente das prefeituras, como em nível de municípios.
O encontro, dirigido pelo presidente da Amuvi, prefeito Primis de Oliveira (PSD), de Godoy Moreira, teve a participação especial do secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani. Ele apresentou o plano do governo Ratinho Junior (PSD) de levar a inovação tecnológica a todos os municípios do Paraná. “Ou inovamos, ou ficamos fora do jogo”, alertou o secretário, lembrando que na vida só há três coisas que não voltam mais: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Neste aspecto, ele implorou aos prefeitos para que aproveitem o projeto de inovação tecnológica disponibilizado pelo governo.
Canziani citou que o governo do Estado está trabalhando na implantação de um Parque Tecnológico da Inovação em nível regional, em Apucarana, de modo que atenda aos interesses de todos os municípios do Vale do Ivaí. O parque vai funcionar com a parceria da faculdades e universidades da região.
O governo do Paraná também conseguiu a doação de 12 mil celulares da Receita Federal, que serão utilizados nas escolas por alunos do 4º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano na criação de jogos e programas. A ideia é que os estudantes possam, desde cedo, a exercitar a criatividade na área de inovação tecnológica.
Consultores do Sebrae-Pr dos escritórios regionais de Apucarana e Ivaiporã também estiveram na reunião da Amuvi para apresentar aos prefeitos um plano de apoio do órgão na implementação de projetos de inovação tecnológica. Para o presidente da Amuvi, Primis de Oliveira, o encontro foi bastante produtivo e ele espera que os municípios do Vale do Ivaí possam avançar nesta área de inovação.