Um trabalhador de 26 anos morreu na tarde desta terça-feira (13) após sofrer uma descarga elétrica enquanto atuava na construção de uma usina de placas solares na zona rural de Colorado, no norte do Paraná. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima foi atingida enquanto manuseava um transformador de alta tensão.
Outro funcionário que estava no local, posicionado em uma parte subterrânea no momento do acidente, sofreu apenas ferimentos leves. Para garantir a segurança da equipe de resgate, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) desligou a energia do local e de propriedades vizinhas, devido ao risco de o ambiente ainda estar energizado, já que era feito majoritariamente de metal.
A médica do Samu, Gabriela Vidotto, relatou que o procedimento foi essencial para preservar a vida do segundo trabalhador. "Foi preciso acalmá-lo e orientá-lo, pois ele estava em choque ao ver o colega sem vida", relatou.
A Defesa Civil de Colorado informou que o transformador envolvido pode atingir até 34 mil volts, embora ainda não seja possível determinar a intensidade exata da descarga elétrica que causou o acidente.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso e apurar se houve negligência ou imprudência por parte da empresa responsável pela obra.