No Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, os 30 profissionais do quadro efetivo da Prefeitura de Apucarana — 26 mulheres e 4 homens — foram homenageados com um café da manhã especial no salão nobre da Prefeitura. O prefeito Rodolfo Mota esteve presente e destacou que a profissão vai além da técnica: “É um sacerdócio. Precisa ter vocação, ter o chamado. É uma atividade com caráter de urgência e que exige vínculo e acolhimento”.
O vice-prefeito Marcos da Vila Reis também participou do encontro e ressaltou a urgência e importância do trabalho dos assistentes sociais. “Vocês são a linha de frente que leva as políticas públicas aos mais necessitados. É um trabalho que não pode esperar”.
A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, enfatizou a importância de reconhecer o trabalho dos profissionais, que atuam em unidades como CRAS, CREAS, Centro Pop, Centro Dia, acolhimento familiar e institucional, entre outros.
Durante a homenagem, alguns assistentes sociais relataram suas trajetórias, motivações e desafios da profissão. Para Susana Soares Lima, diretora da Proteção Social Básica, “é um desafio garantir direitos em uma sociedade desigual, mas também é uma motivação diária”. Já Jean Rech, um dos quatro homens do quadro, destacou que sempre teve a profissão como primeira escolha e sente orgulho de contribuir com a sociedade.
A veterana Regina Amélia, com 28 anos de atuação, lembrou que “a assistência social é uma política pública em construção” e defendeu o fortalecimento da categoria. Edilaine Cerqueira, do Centro Pop, ressaltou a evolução e fortalecimento da rede municipal, destacando a ética e compromisso da equipe. E o recém-chegado Mauro Cesar da Silva, coordenador do Cadastro Único, afirmou: “Tenho muito orgulho de trabalhar para a população de Apucarana”.