Ao lado do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, do secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira e do comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Jeferson Agenor Busnello, o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, participou no início da noite desta quarta-feira (21/05), na Praça Rui Barbosa, do lançamento da Operação Diakopi II, uma ação estratégica voltada ao reforço da segurança pública com o objetivo de combate à criminalidade em toda a área do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (2º CRPM), sediado em Londrina, que abrange 89 municípios do Norte e Norte Pioneiro (cerca de 2 milhões de habitantes) e 4º Comando Regional, sediado em Ponta Grossa, que abrange 64 cidades localizadas nos Campos Gerais (cerca de um milhão de habitantes).
A solenidade de lançamento da operação, que tem como significado “interromper” (Diakopi), mobilizou dezenas de equipes das forças de segurança do Estado (Polícia Militar, Civil, Científica e Penal, além da Guarda Civil Municipal de Apucarana e Agentes de Trânsito), viaturas e helicóptero, chamando a atenção da população. O prefeito Rodolfo Mota, que no ato esteve acompanhado do deputado estadual licenciado e secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo e do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Major Vilson Laurentino da Silva, enalteceu o trabalho do Governador Ratinho Júnior, do comandante-geral da PMPR, Coronel Jefferson, e do secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Hudson, o nono secretário de Estado do Paraná a estar no município em 130 dias de mandato.
Mota enfocou ainda que é a primeira vez que uma operação desse porte é lançada em Apucarana. “Vivemos de fato um novo momento. Sempre tenho reforçado que Apucarana precisa ser destravada, mudar de ritmo, voltar a pensar como uma cidade que seja representativa. Somos a 15ª cidade do estado do Paraná e o lançamento desta operação de segurança pública, a nível de Norte Pioneiro, Norte Velho, Vale do Ivaí, Campos Gerais, abrangendo praticamente um terço do Paraná, reforça que já estamos vivendo este novo momento”, destacou o prefeito, frisando que sem segurança pública “não chega saúde, emprego, renda e organização social”.
Coronel Hudson esclareceu que a operação foi idealizada pela Polícia Militar, coordenada pelo Comando de Missões Especiais, especialmente o Batalhão de Choque. “O objetivo é atuar nas áreas com maior número de ocorrências, onde a inteligência já identificou pontos de tráfico de drogas, utilizando efetivo especializado para coibir esse tipo de crime”, afirmou. O secretário relata que operações como a Diakopi II, aliadas aos investimentos do governo, à integração das polícias e ao trabalho de inteligência, têm resultado na redução recorde dos índices criminais no estado. Ele destacou que houve uma redução expressiva de crimes contra a vida, como homicídios e feminicídios, com quase 9% de redução de feminicídios em todo o Paraná e 30% de redução nas áreas onde atuam com a “Operação Mulher Segura”.