Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Jornalista apucaranense escreve vida de personalidades
Biografia dos Irmãos Romagnole, de Mandaguari, faz sucesso
Por Edison Costa
Publicado em 26/05/2025 16:34
Celebridades

O jornalista, escritor e historiador Antonio Donizete Oliveira, um dos grandes profissionais de imprensa de Apucarana e da região, foi o entrevistado desta segunda-feira (26 de maio) no Podcast da Rádio Apucarana, coordenado pelos repórteres Nelson Capelari e Edison Costa. Donizete, como é mais conhecido na região, vem se dedicando à edição de livros que retratam personalidades históricas da região que se destacaram nos mais diferentes ramos de atividade.
Donizete, juntamente com outro jornalista André Di Canini, lançou recentemente o livro “A história dos irmãos Romagnole”, que retrata a vida e o empreendedorismo dos irmãos Alvaro Romagnolli e Vicente Romagnole. Eles são fundadores do Grupo Romagnole, que comanda em Mandaguari uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, a Romagnole Produtos Elétricos S/A, que emprega cerca de 4 mil colaboradores, exporta para 35 países e tem um faturamento anual de R$ 3 bilhões.
De forma simples e bem didática, o livro com 576 páginas relata como os irmãos Romagnole iniciaram suas atividades profissionais, há mais de 60 anos, com apenas uma bicicleta e uma caixa de ferramentas, para transformarem o pequeno negócio em uma das maiores potências industriais do Paraná e do Brasil.
De acordo com Donizete, a obra levou dois anos e meio para ser escrita e concluída, após um longo trabalho de pesquisa que envolveu mais de 100 pessoas ligadas ao grupo e à família Romagnole, que chegou a Mandaguari em 1940 vindo da Itália.
Donizete Oliveira, que é apucaranense, já trabalhou em diversos órgãos de imprensa de Apucarana e da região, incluindo jornais e emissoras de rádio. Hoje ele se considera um historiador, que procura fazer a biografia do ser humano, entendendo que toda pessoa tem uma história de vida para contar, desde grandes personalidades a um andarilho da rua. “O que me toca é sempre o humano”, afirma o jornalista, que já escreveu um livro sobre o segundo prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz (1957-1960), e está preparando um outro com personalidades de Apucarana.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!