O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), e o autor do projeto de resolução que regula a proposta, Moisés Tavares Domingos (PP), anunciaram nesta terça-feira, em coletiva de imprensa, a intenção do Legislativo Municipal de comprar café moído exclusivamente dos produtores rurais do município para o consumo interno. A compra do produto deverá ser feita através de chamamento público, de modo que todos os cafeicultores de Apucarana possam apresentar seu café para venda e as condições de preço.
Segundo o presidente da Câmara, Danylo Acioli, o que o Legislativo pretende é fomentar a economia do município, valorizando aquilo que é produzido em Apucarana. Ele observa que “Apucarana produz um café de excelente qualidade e está inclusive no brazão do município. Assim, a Câmara de Apucarana quer ser protagonista desta iniciativa, comprando café dos nossos produtores”, afirmou.
“O Poder Público consome muito café, incluindo a Câmara de Vereadores, e se temos aqui em Apucarana um produto de excelente qualidade, podemos comprar esse produto para o consumo do Legislativo”, explicou Moisés Tavares, lembrando que a Câmara consome muito café nas reuniões, na recepção às visitas e internamente, representando um volume de aproximadamente 50 quilos por mês.
Conforme Moisés Tavares, apesar de o café estar com o preço lá nas alturas no mercado nacional e internacional, ninguém deixa de tomar um cafezinho no dia a dia, pois o café é muito amado pelos brasileiros, “Já que a Câmara vai pagar, que pague por um café de qualidade de produtores de Apucarana”, acrescenta.
Além de comprar café de Apucarana, o Legislativo vai criar o Espaço do Café no hall de entrada para mostrar aos consumidores quem são os produtores rurais que estão produzindo café de qualidade. A sua inauguração está marcada para o dia 5 de junho, às 16 horas.
De acordo com a proposta, todo mês será apresentado um cafeicultor. A ideia é que, a partir desse exemplo da Câmara de Apucarana, os consumidores locais também passem a comprar café produzido no município, não somente dos supermercados.
Da coletiva de imprensa participaram o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Pirapó (Cocaf), Nilton Fornaciari, a secretária Tamires Machado, juntamente com outros agricultores, o consultor do Sebrae, Tiago Cunha, o secretário municipal da Agricultura, João Carmo da Fonseca, e os vereadores Adan Lenharo (DC), Guilherme Livotti (União Brasil), Gabriel Caldeira (União Brasil) e Eliana Rocha (Solidariedade).