Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (dia 16), a Câmara de Apucarana fez a entrega de Moção de Aplausos aos policiais que integram a Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas”. A moção, aprovada por unanimidade, foi apresentada pela vereadora Eliana Rocha (Republicanos) em reconhecimento aos trabalhos que esta equipe policial vem realizando em favor da segurança dos apucaranenses. Segundo Eliana, esses policiais realizam um trabalho perigoso, porém não tem medido esforços para garantir a segurança da população.
Receberam a moção os policiais militares Cabo Pacheco, que agradeceu a homenagem em nome do grupo, Cabo Godas e os soldados Neto, Thales e Tiste. Familiares dos homenageados acompanharam a cerimônia de entrega da moção de aplausos, que foi destacada em plenário por alguns vereadores.
A Rocam é responsável pelo patrulhamento tático por motocicletas tanto na área urbana e rural, “numa guerra contra os bandidos”, conforme disse o Cabo Pacheco. Segundo ele, todos da equipe dão sua vida para prender bandidos na cidade e, através de motos, não têm dado chance para fuga dos marginais.
PENITENCIÁRIA
Por outro lado, o presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), apresentou requerimento pedindo informações ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre a possibilidade de instalação de uma penitenciária industrial em Apucarana. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Acioli explicou que o objetivo é evitar que Apucarana acabe vivendo um caos no sistema penitenciário, algo que pode afetar a sociedade como um todo.
“Sem fazer alarde com notícia ruim, mas hoje temos um mini presídio que cabe 80 pessoas e tem mais de 450 lá dentro. Pode até caber, mas não temos efetivo para cuidar de tudo isso. Não podemos esperar por uma rebelião. Tendo um presídio, haverá também aumento do efetivo de policiais e agentes penais para que a situação não saia de controle”, disse Acioli, que defende a instalação de uma penitenciária no município, porém entendendo que esse é um assunto que precisa ser debatido pela população.
Vale lembrar que, recentemente, representantes do Depen estiveram em Faxinal discutindo a possibilidade de instalação de uma penitenciária industrial naquele município. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela comunidade.