A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), divulgou um balanço dos serviços prestados pela Guarda Municipal de Arapongas (GMA) no primeiro semestre de 2025. De acordo com o levantamento, no total, foram 5.957 atendimentos prestados pelo efetivo, que atualmente conta com 94 agentes.
Entre as principais ocorrências em que a corporação atendeu estão 68 fiscalizações de medidas protetivas, 191 de maus tratos de animais, 191 capturas e solturas de animais, 47 situações envolvendo tráfico de drogas, 20 veículos recuperados e cinco armas apreendidas. “São dados que mostram a importância do trabalho da GMA, que age de forma integrada com as demais Forças de Segurança que atuam em Arapongas para a segurança da população”, destaca o secretário da Sestran, Paulo Argati.
GUARDA MUNICIPAL
A GMA foi criada em 13 de abril de 2006, conforme a Lei Municipal nº 3276/2006. A primeira formação data de 28 de junho de 2008. Atualmente, o efetivo tem 94 oficiais, tendo como princípios a proteção do patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais e do meio ambiente, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas. A Guarda Municipal de Arapongas tem como compromisso a evolução da comunidade na busca pela paz social. Para melhor atender a sociedade araponguense e desenvolver as atribuições com excelência, a GM é dividida em setores: Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Vídeo Monitoramento, Reserva de Armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Setor Administrativo e Setor de Projetos.