Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Parques industriais ganham iluminação LED em Apucarana
Tecnologia oferece maior eficiência energética e economia
Por Edison Costa
Publicado em 07/07/2025 15:37
Política

Todos os parques industriais públicos de Apucarana agora contam com iluminação pública 100% em tecnologia LED. O novo padrão – que será levado para toda a cidade – oferece maior eficiência energética, economia para os cofres públicos e mais segurança para quem circula pelos locais.
A modernização foi realizada nos parques industriais da Juruba, Oeste I e II, Zona Norte, Sebastião de Lima Castro Vilas Boas (próximo ao Adriano Correia), Rua Brother Linda (região da Vila Rural Nova Ukrânia), Travessa Makoto Kutsunugi (próximo à antiga Kowalski) e Rua Grande Alexandre (nas imediações do Estádio Olímpio Barreto).
O prefeito Rodolfo Mota lembra que a iniciativa foi anunciada no evento de planejamento “100 Dias de Futuro”, realizado em abril, com a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Elio Pinto. “Fizemos este anúncio histórico, organizamos o cronograma e executamos o serviço dentro do prazo, atendendo compromisso assumido com os trabalhadores e empresários”, destaca Mota.
Segundo o prefeito, a iluminação em LED é o novo padrão adotado pela cidade. “Vamos levar esse mesmo modelo para toda a área urbana de Apucarana. Já temos uma parceria firmada com o Governo do Estado, por meio do Programa Ilumina Paraná, com investimento previsto de R$ 10 milhões”, informa.
De acordo com o Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o investimento nos parques industriais foi de cerca de R$ 350mil. Thalles explica que os recursos aplicados nesta ação são oriundos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), usados na manutenção e para fazer investimentos na modernização do sistema.
De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, engenheiro eletricista Nilton Antônio Fornaciari Junior, foram substituídas 438 luminárias. “As antigas luminárias de vapor de sódio e de vapor metálico foram trocadas por luminárias de LED, na potência de 100 watts. Essa modernização melhora muito a segurança, além de proporcionar mais conforto visual. Quem sai do trabalho à noite agora encontra as ruas mais iluminadas, com um padrão que em breve será ampliado para toda a cidade”, projeta o engenheiro eletricista.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!