O Condomínio do Idoso de Arapongas vai ser nomeado “Padre Antônio José Beffa”. O projeto de lei ordinária foi protocolado nesta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa e foi uma solicitação do prefeito Rafael Cita. “Conversei com o ex-prefeito Sérgio Onofre, hoje superintendente de Apoio aos Municípios, uma vez que a obra foi iniciada no seu mandato, e ele também achou que era uma boa ideia ter uma obra em memória do Padre Beffa não só pela sua função política, mas sobretudo pelo seu trabalho religioso em Arapongas e em outras cidades da região”, comentou Rafael Cita.
Também a pedido do prefeito de Arapongas, o projeto de lei foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e pelo deputado estadual Pedro Paulo Bazana. A justificativa que concede o nome do ex-prefeito ao empreendimento é “em reconhecimento à trajetória pública e pastoral do homenageado, cuja dedicação à comunidade local merece ser preservada na memória coletiva”.
PADRE BEFFA
Na justificativa, o texto encaminhado para a Assembleia destaca que Padre Beffa foi ordenado sacerdote em janeiro de 1981 e exerceu o ministério com notável compromisso social. De 2013 e 2016, ocupou o cargo de prefeito de Arapongas. Mesmo após deixar o cargo, manteve vínculo com a população paranaense, exercendo, até o falecimento, em outubro de 2020, a função de vigário no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Astorga.
“A denominação proposta representa uma justa homenagem a um cidadão que dedicou sua vida ao serviço da fé, da administração pública e da promoção da dignidade humana, deixando um legado que inspira e honra a cidade de Arapongas”, diz a justificativa
VIVER MAIS ARAPONGAS
O empreendimento Viver Mais Arapongas (Condomínio do Idoso) já tem data para a inauguração oficial: 18 de julho, com a presença do governador Ratinho Júnior. São 40 casas em condomínio destinado apenas ao público idoso e alugadas por um valor mensal de 15% do salário mínimo nacional vigente. O investimento é de R$ 6 milhões – oriundos do Governo do Paraná. A modalidade é voltada ao atendimento de público com idade igual ou superior a 60 anos e cônjuge, com renda entre 0,5 e seis salários mínimos.
O Condomínio do Idoso conta com imóveis construídos em formato de condomínio horizontal fechado, com completa infraestrutura de lazer, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.
O empreendimento contará também com um Centro de Convivência do Idoso (CCI), área de lazer, estacionamento próprio, guarita para segurança e demais espaços. O condomínio também leva em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar, captação de águas das chuvas e poços artesianos.