Emoção, tradição e muito amor pela cultura brasileira marcaram nesta terça-feira pela manhã a primeira celebração do Dia Estadual da Música e da Viola Caipira no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Criada pela Lei nº 22.449/2025, a data será celebrada oficialmente em 13 de julho, dia do nascimento do mestre Cornélio Pires, pioneiro na valorização da música caipira no Brasil. Mas como o recesso parlamentar está chegando, a festa foi adiantada, conforme proposta da deputada Cristina Silvestri (PP).
Mais de 150 músicos compareceram para participar deste momento comemorativo. Os primeiros a se apresentar foram Giulia e Gringo Violeiro.
De acordo com a parlamentar, o evento celebra a riqueza cultural e a tradição da viola caipira, instrumento símbolo da música raiz brasileira, homenageando músicos, mestres e artistas que mantêm viva essa expressão autêntica do interior paranaense. Ela destaca que este é um momento de valorização das raízes sertanejas, que representam identidade, história e emoção para o povo do Paraná.