A revitalização da Rua Ponta Grossa, em Apucarana, continua em fase de estudos técnicos e revisão do projeto original. Nesta terça-feira (08/07), uma reunião da governança contou com a presença de cinco secretários municipais, que apresentaram as contribuições de suas respectivas pastas para o avanço do projeto.
O presidente da governança, Fabio Bonetti, destacou que, embora o processo seja demorado, o resultado será transformador. “Temos certeza de que a Rua Ponta Grossa será uma referência. A proposta do shopping a céu aberto vai atrair a população da região. Tudo isso só está sendo possível graças ao esforço coletivo”, afirmou.
A presidente do SIVANA (Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana), Aída Assunção, avaliou a reunião como positiva. “Além dos secretários, tivemos a participação da professora da UTFPR, Andrea Jabur, e do acadêmico Pedro Aoki, que apresentaram o projeto dos Jardins de Chuva”, comentou.
A professora Andrea explicou que o projeto é parte do trabalho de conclusão de curso do estudante Pedro Lucas Aoki, do nono período de Engenharia Civil. “O objetivo da pesquisa é avaliar a implementação de jardins de chuva na Avenida Curitiba para reduzir pontos de alagamento. A convite do SIVANA, adaptamos a proposta para a Rua Ponta Grossa”, relatou.
SECRETARIAS
O secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Recife, reforçou o empenho da pasta na melhoria da rua. “Com a revitalização, teremos mais uma atração turística no município. Turismo e cultura geram receita para todos”, afirmou.
O secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, major Vilson Laurentino, anunciou a implantação de um novo sistema semafórico, com início pela Rua Ponta Grossa. “Também vamos retomar a cobrança do estacionamento rotativo nos próximos 90 dias e estamos estudando, para 2026, a implantação de um sistema móvel de fiscalização com leitura de placas”, revelou.
Já o secretário de Obras, Marcelo Franciscon, informou que a prefeitura está revisando os contratos e os serviços executados. “O trecho após o Molicenter não passou nos testes de qualidade e a empresa responsável já foi notificada para refazer o trabalho”, disse. Ele também adiantou que, em agosto, será realizada uma reunião sobre acessibilidade. “Queremos que o calçamento da Rua Ponta Grossa seja um modelo para a cidade”, completou.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo, afirmou que pode, através da Prefeitura de Apucarana, atuar junto ao governo estadual para buscar recursos para o projeto. “Assumi recentemente também a Secretaria de Indústria e Comércio e queremos fortalecer o relacionamento com os empresários”, disse.
Por fim, o secretário do Idepplan, Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, apresentou o projeto atual e os pontos em revisão. “Já iniciamos orçamentos para soluções tecnológicas, como o novo semáforo, e vamos iniciar tratativas com a Copel sobre a fiação de telefonia. Com a proposta da professora Andrea, pretendemos incorporar soluções sustentáveis ao projeto”, concluiu.