Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/622ddbf5d7582b1eef080bc4132dfa41.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244201/slider/6c48ba8e8a3267deddeda45b3aa8c83e.png
Odarlone promete respeito e diálogo na Câmara de Apucarana
Candidato mais votado assume vaga após sete meses de espera
Por Edison Costa
Publicado em 15/07/2025 17:00
Política

O candidato a vereador mais votado nas eleições de outubro do ano passado em Apucarana, médico Odarlone Orente, 45 anos, do Partido dos Trabalhadores (PT), que fez 2.407 votos, enfim vai assumir uma cadeira na Câmara Municipal, depois de sete meses de espera. Ele conseguiu a vaga após a Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PC do B, ter obtido êxito na Justiça Eleitoral com a denúncia de fraude de cota de gênero que teria sido cometida pelo partido Podemos, que em função disso teve todos os votos anulados para vereador.
A autorização para posse de Odarlone na Câmara de Apucarana foi dada nesta segunda-feira (dia 14 de julho) pelo juiz da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, Laércio Franco Junior, depois da retotalização dos votos e cumprindo decisão de segunda instância, ou seja, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A sessão de posse está marcada para o dia 25 de julho, às 19 horas, na Câmara Municipal.
Odarlone se diz aliviado após esses sete meses de angústia à espera de uma decisão judicial. “Imagina você receber um caminhão de votos e de repente, ao final da apuração, ficar de fora. Foi uma turbilhão de emoções que passou pela nossa cabeça”, relata, acrescentando que sempre confiou na Justiça e assim recorreu quando sentiu que teve seu direito lesado.
Mas ele frisa que a ação impetrada pelo seu grupo político não teve a intenção de prejudicar nenhum partido ou vereador eleito. A única intenção foi buscar seus direitos como candidato a vereador mais votado nas eleições de outubro. E agora pretende cumprir sua missão na Câmara de Vereadores de maneira respeitosa e mais democrática possível junto aos companheiros de Legislativo e perante o Executivo Municipal.
“Não serei vereador apenas das pessoas que me elegeram, mas de toda a cidade”, diz Odarlone, destacando os 2.407 votos recebidos nas urnas. “Este é o nosso compromisso, trabalhar pelas pessoas, trabalhar pela saúde, pelos servidores e por toda a população de Apucarana”, afirma.

DEBATE
Sobre sua conduta como vereador Odarlone Orente assegura que tem como proposta promover um debate qualificado e coerente sobre os problemas da cidade, porém sempre em benefício da população.
Embora eleito pela oposição, Odarlone garante que vai conduzir um mandato na Câmara de Apucarana de forma republicana e estabelecendo diálogo com a administração municipal. Segundo ele, tudo que for bom para Apucarana terá seu voto favorável e o que achar que não é bom vai discutir o assunto com o governo municipal para esclarecimento da situação, sem nenhum rancor político.
Odarlone assume a vaga de Miguel Luiz Vilas Boas (PDT) que foi eleito com 1.388 votos. Apesar de não ter nada a ver com irregularidades no Podemos, Vilas Boas acabou saindo prejudicado nessa retotalização dos votos para vereador e com as alterações no quociente eleitoral.

PERFIL DO VEREADOR
Odarlone Santos de Souza Orente nasceu em 22 de abril de 1980, em Londrina. Formado em Medicina, é Médico da Família e Comunidade bastante atuante em Apucarana, estando trabalhando no serviço público municipal desde 2012, após passar em concurso público. Antes disso, trabalhou na saúde pública de Londrina.
Também é médico regulador do Samu 24 horas na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.
Solteiro, Odarlone é conhecido por sua atuação na gestão da Atenção Primária do município, onde busca aprimorar os serviços de saúde através da participação democrática da população. Odarlone também foi coordenador do Mais Médicos no Brasil e da Residência Médica. 
Em 2024, Odarlone dedicou-se ao combate à dengue, buscando conscientizar a população sobre a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.
É coordenador estadual do Movimentos Populares do Paraná.
 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!