O corpo de baile da Escola Municipal de Artes de Apucarana, vinculada à Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), irá participar do 42º Festival de Dança de Joinville. O evento, considerado o maior da América Latina em seu segmento, está sendo realizado de 21 de julho a 2 de agosto e reúne milhares de bailarinos de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Desde 1983, o Festival de Dança de Joinville é reconhecido por sua excelência técnica, organização e diversidade de estilos, atraindo artistas amadores e profissionais.
“Estamos muito orgulhosos com a seleção das alunas do corpo de baile da nossa Escola Municipal de Artes, assim como de bailarinas de outras escolas de Apucarana. É uma honra ver nossa cidade tão bem representada em um evento dessa magnitude,” afirmou o secretário da Promatur, Rodrigo Liévore (Recife).
A coordenadora da Escola Municipal de Artes, Mariane Aparecida de Paula Moura, ressaltou a importância da participação no festival para o desenvolvimento pessoal e artístico das alunas. “Elas certamente voltarão mais inspiradas, motivadas e com novos aprendizados que enriquecerão sua trajetória na dança”, destacou.
Nesta edição, o corpo de baile da Escola Municipal de Artes participará em dois momentos distintos. No dia 30 de julho, apresentará a coreografia “A força da mulher”, durante a 6ª tarde competitiva do Festival da Sapatilha, na categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Livre. No dia seguinte, 31 de julho, as alunas se apresentarão no Palco Aberto, um dos espaços mais democráticos e acolhedores do evento.
Segundo a professora de dança Juliana Fernanda Meira Barbosa, esta é a primeira vez que a escola é selecionada para a categoria Danças Populares Brasileiras. “Tradicionalmente, tínhamos destaque nas Danças Urbanas. A decisão de explorar um novo estilo foi desafiadora, mas sermos selecionadas tanto para o Palco Aberto quanto para a competição no Festival da Sapatilha é extremamente gratificante,” celebrou.
Durante a estadia em Joinville, as alunas também terão a oportunidade de assistir a uma noite da Mostra Competitiva, composta por apresentações de alto nível técnico feitas por dançarinos profissionais, e de visitar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ampliando ainda mais sua vivência artística e cultural.
As aulas de dança da Escola Municipal de Artes são ministradas por professores da Academia E.S. do Nascimento, contratada por meio de processo licitatório. A academia é gerida por Edilaine Souza do Nascimento.
Além da Escola Municipal de Artes, também representarão Apucarana no 42º Festival de Dança de Joinville bailarinos das academias Adriana Silva (sob coordenação da professora homônima), Pavlova Ballet (coordenação de Taina Gonçalves de Paula), Grand Pas (Priscila Ferreira) e Brisé Volé (Ana Luiza Maronezi Martins).